Já abriu o primeiro concurso para bolsas de investigação para doutoramento na área do Património Cultural
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu concurso para atribuição de 30 (trinta) Bolsas de Investigação para Doutoramento no âmbito do Programa Ciência no Património Cultural, criado para estimular o cruzamento do conhecimento científico com as funções de conservação, investigação, valorização e divulgação dos Bens Culturais.
Resultado de um protocolo entre a DGPC e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), estas bolsas de investigação destinam-se a financiar a realização de trabalhos conducentes à obtenção do grau académico de doutor nas universidades portuguesas, em programas de doutoramento a desenvolver nos Museus, Monumentos, Palácios e outros serviços da DGPC.
O Programa Ciência no Património Cultural, aprovado pelo Despacho n.º 1992/2021, de 23 de fevereiro de 2021, visa a prossecução de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nos Museus, Monumentos, Palácios e Sítios Arqueológicos portugueses sob tutela da DGPC, de modo a desenvolver, alargar e aprofundar o estudo do património cultural e das coleções e acervos.
Neste quadro prevê-se o financiamento de até 100 bolsas de investigação para doutoramento, repartidas por 1 ou 2 concursos anuais, a realizar em 2021, 2022 e 2023.
O aviso de abertura deste primeiro concurso encontra-se disponível na página eletrónica do Património Cultural, decorrendo o mesmo entre 1 de junho e as 23:59 (hora de Lisboa) de 1 de julho de 2021.