Já há em Portugal uma licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades
Com o desenvolvimento sustentável a estar na ordem do dia, as universidades começam a traçar um novo caminho para a preservação do ambiente. O Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC) já aderiu a esta tendência.
No presente ano letivo de 2018/2019, criou, pela primeira vez em Portugal, a licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades. A grande missão deste curso é dotar os alunos de competências associadas à gestão do meio urbano, reabilitação de infraestruturas e sustentabilidade, bem como aptidões transversais associadas à comunicação, colaboração e trabalho em equipa.
A licenciatura é de três anos e contempla no seu plano de estudos unidades curriculares como “Estudo e comportamento dos solos”, “Infraestruturas de água e saneamento” e “Gestão urbanística”. Os alunos que desejam ingressar têm que fazer apenas uma prova: Geografia, Geometria Descritiva ou Matemática. Em 2018, a média de entrada foi de 11,7 valores.
Cláudia Sousa, 19 anos, é das primeiras alunas a constar na lista de colocações do curso. “A verdade é que as pessoas têm a mente mais enriquecida em relação à sustentabilidade e a minha licenciatura tem como objetivo continuar a espalhar essa mesma mensagem. Nós pensamos gerações futuras.” E é a pensar no futuro das gerações que Cláudia Sousa e a colega de curso Luana Mota, 19 anos, vão representar o ISEC no concurso Euroweek 2019, na República Checa, com o projeto “Pegada Ecológica”, uma aplicação móvel para ajudar os utilizadores a reduzirem a sua pegada ecológica.
Para mais informações, consulte o site do ISEC aqui.