Já se conhece a programação da nova temporada da Companhia Nacional de Bailado
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta a sua temporada 2018/2019 com uma programação que percorre o ballet clássico, obras do modernismo e dança contemporânea.
Ao longo da temporada 2018/2019, programada pelo anterior diretor artístico Paulo Ribeiro, a CNB apresenta 3 novas criações, juntamente com 4 obras do seu repertório que voltam agora à cena.
As apresentações dividem-se entre o Teatro Camões, em Lisboa, as digressões nacionais e internacionais.
A primeira apresentação da CNB é já no próximo dia 15 de setembro e assinala a abertura da temporada do Grand Théâtre de Luxembourg com o espetáculo Quinze Bailarinos e Tempo Incerto com direção do artista plástico João Penalva e coreografia de Rui Lopes Graça. A obra, estreada em 2016, sobe à cena internacional para encerrar a primeira exposição individual de Penalva no Mudam – Museu de Arte Moderna Grand-Duc Jean, Luxemburgo.
De regresso a Portugal a CNB apresenta-se, em setembro, nos dias 21, 22 e 23 no Teatro Municipal do Porto . Rivoli, com 3 peças de Tânia Carvalho estreadas em fevereiro passado: Olhos Caídos, A Tecedura do Caos e a obra original criada pela coreógrafa para os bailarinos da CNB, S.
Akram Khan inaugura a temporada em Lisboa, de 11 a 14 de outubro, no Teatro Camões, com o regresso de iTMOi – In The Mind of Igor; a peça estreada em 2013 em homenagem aos 100 anos de A Sagração da Primavera, e que entrou para o repertório da CNB em 2017, volta agora a cena para 4 apresentações únicas. Em ligação com esta obra e evocando um diálogo do caminho que o modernismo abriu à contemporaneidade, a CNB apresenta no Teatro Camões, entre 9 e 17 de novembro, um programa conjunto: a curta-metragem La Valse – célebre obra de Maurice Ravel que Dihagilev recusou apresentar nos seus Ballet Russes – pelo olhar de João Botelho e Paulo Ribeiro, e A Sagração da Primavera com coreografia de Vaslav Nijinski e música de Igor Stravinski – a obra original que após o escândalo da sua estreia em 1913 foi votada ao esquecimento e que Millicent Hodson e Kenneth Archer recuperaram. Dançada pela última vez na CNB em 2006, A Sagração da Primavera regressa agora ao Teatro Camões, contando com a participação de Hodson e Archer na transmissão e remontagem da obra com os bailarinos da CNB.
Em dezembro é tempo de Natal e um dos mais tradicionais contos desta época festiva está de regresso. O Quebra-Nozes, o bailado clássico por excelência com música de Tchaikovski, coreografado para a CNB por Mehmet Balkan, está de volta ao palco do Teatro Camões, onde juntamente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Pedro Neves, tem apresentações de 6 até dia 22 de dezembro.
De 1 a 17 de março de 2019 a CNB apresenta um outro bailado clássico, Dom Quixote, a partir da obra de Cervantes, que relata uma das paragens do fidalgo castelhano por Barcelona. Um bailado repleto de virtuosismo técnico da dança e também de muito humor, com coreografia de Eric Volodine e música de Ludwig Minkus.
A 29 de abril, Dia Mundial da Dança, será tempo para celebrar. A CNB abre as portas da sua casa, o Teatro Camões, para comemorar a Dança junto do seu público. O programa para este dia especial será anunciado posteriormente.
Em maio chegam 3 novas criações num só programa, com nomes bem conhecidos do público: Rui Lopes Graça e Vítor Hugo Pontes voltam a trabalhar com a companhia e Israel Gálvan, considerado um dos grandes inovadores do flamenco, faz a sua estreia na CNB.
As Digressões Nacionais iniciam-se em setembro no Porto e até final de 2018 passam ainda por Fafe e Almada, as restantes datas e cidades serão apresentadas posteriormente. Olhos Caídos, A Tecedura do Caos e S, A Perna Esquerda de Tchaikovski, Contos do Abstrato juntamente com Príncipes, Heroínas, Amores Impossíveis e Outras Assombrações e ainda O Quebra-Nozes são os espetáculos em digressão.
Internacionalmente para além da deslocação ao Luxemburgo está confirmada a presença da CNB no México, em novembro, integrando a comitiva de Portugal, país convidado da Feira do Livro de Guadalajara 2018, com o bailado Lídia, com coreografia de Paulo Ribeiro e música de Luís Tinoco.
No âmbito do Ano Cultural Portugal – China o Teatro Camões recebe, nos dias 30 e 31 de março de 2019, o Ballet Nacional da China que pela primeira vez se apresenta em Portugal. O programa reúne: Pas De Quatre, coreografia de Sir Anton Dolin, o Pas –de –Deux do III ato do bailado Dom Quixote, com coreografia de Rudolfo Nureyev e ainda duas obras do coreógrafo francês Roland Petit: L’Arlesienne e Carmen.
Os Ensaios Gerais Solidários marcam presença nesta temporada, nos programas La Valse/ A Sagração da Primavera, O Quebra-Nozes, Dom Quixote e 3 Coreógrafos.
Esta iniciativa da CNB permite aos espetadores contribuir, desde 2011, para causas sociais enquanto assistem em exclusivo ao último ensaio dos espetáculos da companhia antes da estreia.
Os projetos direcionados ao público escolar dividem-se em três programas, os Projetos de Aproximação à Dança, Sessões de Espetáculo Para Escolas e De Que É Que Tens Medo?, este último, um projeto com coordenação da jornalista Cristina Peres que lança questões junto dos alunos nas escolas, a partir de temas propostos e que estão em relação com os espetáculos. Posteriormente as questões formuladas são discutidas em ambiente descontraído numa visita ao Teatro Camões.
Os projetos para escolas integram os espetáculos: La Valse/A Sagração da Primavera, O Quebra-Nozes e Dom Quixote.
De 19 a 30 de setembro estão à venda, no Teatro Camões e no Teatro Nacional de São Carlos, assinaturas para toda a temporada, uma oportunidade única para adquirir bilhetes com descontos até 40%.
Outra grande novidade para este ano é a abertura do Bar do Teatro, com espaço privilegiado de esplanada em frente ao rio Tejo.
A funcionar desde o início de setembro de 2018, o Bar do Teatro oferece um serviço de cafetaria com refeições ligeiras preparadas pelo chef Stephane Gallou.