“Deste mundo e do outro”. Companhia Nacional de Bailado celebra José Saramago com nova criação de Olga Roriz

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Maio, 2022
“Deste mundo e do outro”. Companhia Nacional de Bailado celebra José Saramago com nova criação de Olga Roriz
“Deste mundo e do outro” / Fotografia de Hugo David
PUB

“Deste mundo e do outro” é a nova criação de Olga Roriz para a Companhia Nacional de Bailado, no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago. A estreia absoluta acontece dia 23 de junho, e fica em cena, no Teatro Camões, em Lisboa, até dia 26 de junho. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e em bol.pt.

Oito anos depois da última criação de Olga Roriz para a Companhia Nacional de Bailado, a coreógrafa portuguesa volta a colaborar com a Companhia com uma nova estreia, “Deste mundo e do outro”, no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago, em parceria com a Fundação José Saramago. “Há muita coisa na obra de Saramago que sinto que se cruza com o meu trabalho. Como os caminhos tortuosos do ser humano, o seu sofrimento, a sua dor, a perplexidade frente ao amor e à morte. A injustiça, a violência, os direitos humanos, a desigualdade.”, diz a coreógrafa, em comunicado partilhado pela CNB.

“Deste mundo e do outro” / Fotografia de Hugo David

A ligação de Olga Roriz com a CNB já é de longa data. “As Troianas” (1985, a sua primeira criação para a CNB) “Pedro e Inês” (2003) e “Orfeu e Eurídice” (2014, a última criação para a CNB) são três das mais aclamadas criações da coreógrafa para a companhia nacional. Nestes oito anos de intervalo, estreou nove espetáculos para a sua própria Companhia, entre os quais “Antes que matem os elefantes”, sobre a guerra na Síria, “Síndrome”, sobre o pós-guerra e a reconstrução da cidade de Alepo, “Autópsia”, sobre a poluição e a destruição do ecossistema, ou “Insónia”, que explora a temática do erotismo.

A nova criação, “Deste mundo e do outro”, recupera o título de uma das obras do único escritor de língua portuguesa laureado com o Prémio Nobel da Literatura, mas não se limita à mesma, procurando antes transmitir uma visão sobre a herança literária, a visão do homem e escritor, uma forma de sentir Saramago: “Cada livro de Saramago é um pretexto para descrever e refletir sobre a humanidade, demonstrando o seu amor e preocupação. A minha intenção não será falar sobre algum livro em específico, contar alguma história nem reconstruir personagens, muito menos falar sobre a sua vida. A sua obra é uma visão do mundo e esta peça que iremos criar não poderá ser mais do que um sentir sobre essa visão.”, acrescenta a coreógrafa, no comunicado.

“Deste mundo e do outro” / Fotografia de Maria Rita

Com direção de Olga Roriz, que também assina a conceção da banda sonora ao lado de João Raposo, cenografia de Pedro Santiago Cal, desenho de luz de Cristina Piedade, a nova peça terá interpretação dos bailarinos da CNB, que também produz. 

Em paralelo às quatro datas de apresentação, a CNB realiza uma aula pública e ensaio aberto, dia 15 de junho, pelas 10h, um Ensaio Geral Solidário, dia 22 de junho, pelas 20h, e uma conversa pré-espetáculo em torno da nova criação, dia 25 de junho, às 17h.

No dia 15 de junho, a partir das 10h, a Companhia abre as portas da sua casa, o Teatro Camões, para uma aula pública seguida de um ensaio aberto de “Deste mundo e do outro“. As iniciativas do Programa de Aproximação à Dança da CNB permitem ao público testemunhar os processos de trabalho do corpo artístico da Companhia, e a dinâmica de criação, entre criadores, ensaiadores e intérpretes. O preço de entrada é único (3€ por cada iniciativa). 

A 22 de junho, pelas 20h, a CNB convida o público para um Ensaio Geral Solidário, no Teatro Camões. Esta iniciativa procura, desde 2011, proporcionar as condições necessárias para a angariação de fundos que ajudem instituições de solidariedade social a atingir os seus objetivos e a apoiar as suas comunidades. Com um donativo a partir de doze euros, o público tem direito a um convite para assistir ao ensaio geral. A totalidade do valor angariado reverte a favor das associações PAR – Respostas Sociais, CIRE – Centro Infantil de Recuperação de Tomar e Refood Barreiro. A CNB disponibiliza no seu site informações sobre as instituições participantes, os projetos em que os donativos serão aplicados, bem como aos passos para o público fazer o seu donativo.

O ciclo “Vamos Falar de Dança” irá promover mais uma conversa pré-espetáculo, no dia 25 de junho, pelas 17h, no foyer superior do Teatro Camões. Com moderação da jornalista Cristina Peres e convidados a anunciar, esta conversa com duração de uma hora procurará promover a partilha de ideias e expectativas entre convidados e público, sobre “Deste mundo e do outro”. A entrada é livre, sujeita a reserva através do site da Companhia.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados