Já se pode ouvir a banda sonora do novo filme de Terrence Malick
Inspirada em factos reais, “A Hidden Life”, ou em português “Uma Vida Escondida”, de Terrence Malick, conta a história do objector de consciência austríaco, Frank Jägerstätter, que se recusou a lutar pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. O filme (ler crítica) chega aos cinemas nacionais esta semana, a 16 de Janeiro, depois de ter integrado a selecção oficial do LEFFEST, em Novembro do ano passado.
Franz leva uma vida simples, mas gratificante, na quinta da família na aldeia montanhosa de St. Radegund, quando, no início da Segunda Guerra Mundial, é convocado para o treino militar do exército nazi. Franz é incapaz de dedicar a sua lealdade a uma causa que considera injusta, o que o colocará em conflito directo com os membros da sua aldeia, com a sua Igreja e até mesmo com a sua família.
Franz acabou mesmo por ser beatificado pela Igreja Católica, numa cerimónia que esteve a cargo do Cardeal português, José Saraiva Martins. “Uma Vida Escondida” foi um dos poucos filmes seleccionados para serem exibidos no Vaticano antes do lançamento. Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério das Comunicações, disse: “A narrativa é, ao mesmo tempo, bela e terrível, e é um desafio, porque somos levados a enfrentar as nossas almas, as nossas consciências, os nossos medos, o nosso esquecimento e a nossa fuga de responsabilidades. Esta narrativa derruba a retórica do heroísmo porque fala de um herói anónimo, num filme que fala de amor, de consistência, de morte e ressurreição. Diz como é importante guardar as nossas memórias e partilhá-las com tanta beleza.”
O argumento foi escrito pelo galardoado realizador, Terrence Malick, a partir das cartas que Franz escreveu à mulher da prisão. O realizador já venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes com “A Árvore Da Vida”, (2011), filme que também arrecadou três nomeações aos Óscares.
“Uma Vida Escondida” conta com os actores August Diehl (“Sacanas sem Lei”), Valerie Pachner (“Stefan Zweig: Adeus, Europa”) e Matthias Schoenaerts (“A Rapariga Dinamarquesa”). O filme acabaria por ser o último projecto dos actores Michael Nyqvist (saga “Millenium”) e do actor suíço Bruno Ganz (“As Asas do Desejo” e “A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich”).