João Canijo marca presença no Porto para falar sobre o filme “Sangue do Meu Sangue”

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Dezembro, 2022
João Canijo marca presença no Porto para falar sobre o filme “Sangue do Meu Sangue”
“Sangue do Meu Sangue”, filme de João Canijo
PUB

Iniciativa da Escola das Artes e da Fundação Calouste Gulbenkian, com o Cinema Trindade.

Com 11 longas-metragens na sua filmografia, o realizador João Canijo vai estar no Porto para a exibição de “Sangue do Meu Sangue”, seguida de conversa no final, no dia 17 de dezembro, às 18h00, no Cinema Trindade. Uma iniciativa da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto com a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Cinema Trindade, que tem trazido à cidade do Porto realizadores de relevo nacional e internacional.

“Sangue do Meu Sangue” é uma das obras fundamentais do cinema português contemporâneo, e um exemplo singular da obra de João Canijo: procurar, nos interstícios da sociedade portuguesa (neste caso, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa), os sinais das contradições históricas e sociais do país nas últimas décadas. O filme, de 2011, conta a história sobre o amor incondicional de uma mãe pela sua filha, e de uma tia pelo seu sobrinho. E de como elas estão dispostas a sacrificar tudo para os salvar. Estreado em setembro de 2011, nos festivais de Toronto e San Sebastian, chegou às salas de cinema portuguesas a 5 de outubro em Portugal. Para além de versão estendida de 190 minutos (a versão a projetar no Trindade tem 140 minutos), o filme resultou também numa minissérie exibida pela RTP1 e num documentário sobre o processo de escrita do argumento (“Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor”). Bem recebido pela crítica, “Sangue do Meu Sangue” foi premiado em diversos festivais de cinema. Além disso, foi o filme português selecionado para concorrer ao Óscar de Melhor filme estrangeiro em 2012.

“Sangue do Meu Sangue”, filme de João Canijo

“Esta iniciativa tem conseguido salientar importantes obras do cinema português e internacional, cumprindo o objetivo da Escola das Artes da Universidade Católica que é o de contribuir para o programa cultural da cidade,” refere Daniel Ribas, coordenador do Mestrado em Cinema da Escola das Artes, acrescentando “esta parceria com a Fundação Gulbenkian e o Cinema Trindade, permite-nos também mostrar o que de melhor se fez e faz na arte do cinema aos nossos estudantes e a toda a comunidade.”

Entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, a Escola das Artes e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Cinema Trindade, têm proporcionado momentos únicos de cinema e contacto com realizadores de relevo nacional e internacional. A próxima sessão realiza-se a 17 de dezembro, às 18h, com a exibição de “Sangue do Meu Sangue”, seguida de conversa com o realizador João Canijo.

João Canijo durante as gravações de “Sangue do Meu Sangue”

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados