Jornalismo e acesso à profissão são debatidos na Universidade de Coimbra

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Outubro, 2022
Jornalismo e acesso à profissão são debatidos na Universidade de Coimbra
Fotografia de Utsav Srestha / Unsplash
PUB

Os Encontros Nacionais organizados pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) terão início em Coimbra, no dia 11 de novembro de 2022, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), pelas 11h00. 

Pensar o jornalismo com os jornalistas será o mote principal das conversas itinerantes que a CCPJ pretende realizar por todo o país com os jornalistas detentores de um título profissional, mas também com estudantes de jornalismo e todos quantos tiverem interesse em debater, refletir e partilhar ideias sobre a regulação do jornalismo e a prática da atividade jornalística.

Este primeiro Encontro, que tem o apoio da Secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC, marca o início de um projeto de descentralização com o qual a CCPJ pretende aproximar a instituição dos jornalistas e do jornalismo que se faz em todo o país. Serão vinte sessões, uma por cada distrito do continente, Madeira e Açores, onde estarão pelo menos dois dos nove jornalistas que compõem atualmente o Secretariado e o Plenário da CCPJ. Propõem-se, por um lado, a apresentar a experiência que têm, por dentro, desta entidade independente de corregulação dos jornalistas, discutindo as suas competências e funcionalidades e, por outro, abrir as sessões ao diálogo e à reflexão. Trata-se de entre pares, pensar o jornalismo atual, o papel dos jornalistas e, eventualmente, recolher ideias para eventuais mudanças. Alterações a nível legislativo, comportamental e de compromisso para com a atividade jornalística.

O primeiro Encontro, a realizar em Coimbra, será marcado simbolicamente, pela realização da primeira reunião do Plenário da CCPJ a ter lugar fora do Palácio Foz em Lisboa.

A sessão será dedicada, num primeiro momento, à apresentação da missão da Comissão, tendo em conta que os jornalistas e o jornalismo são o propósito e a essência da CCPJ. Seguir-se-á um debate sobre o jornalismo que temos e que jornalismo queremos. Com os jovens estudantes serão discutidas as questões do acesso à profissão com os jornalistas de hoje a caminho do amanhã.

A CCPJ conta ainda com o apoio da Associação Portuguesa de Imprensa, da Associação Portuguesa de Radiodifusão, da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e da Associação de Rádios de Inspiração Cristã na promoção e divulgação dos Encontros.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados