Kings of Convenience explicam disco falhado e anunciam regresso a estúdio
Em Julho de 2016, os Kings of Convenience anunciarem o tão desejado regresso da banda e pediram ajuda criativa aos fãs para o novo álbum. O duo folk-pop indie quis então regressar aos palcos, depois de uma longa pausa. O último trabalho da dupla norueguesa foi Declaration of Dependence e saiu em 2009, já lá vão 10 anos.
Em 2016, Erlend Øye e Eirik Bøe revelaram mesmo, através do Facebook, que o novo álbum, intitulado The Unrecorded Record, já estava quase pronto, no entanto “em estado bruto” e confessaram que “para conhecer melhor o potencial de cada canção, precisamos de um público“. Os fãs de Kings of Convenience tiveram assim a possibilidade de participar no processo criativo da banda e a ideia era no final de cada mini digressão entrarem em estúdio, com a esperança de capturar aquilo que esperariam ter conseguido cristalizar durante os concertos.
No entanto, nada disto culminou no novo disco. E o álbum nunca saiu. Mas agora, em 2019, e através do Facebook oficial da banda, Erlend Øye revelou tudo o que se passou: “As músicas foram escritas e até tocadas ao vivo, mas quando tentámos gravá-las durante 2016/2017, e por vários motivos, os resultados não foram bons o suficiente. E nessa época eu [Erlend Øye] não tinha mais energia para continuar. Precisei de distância para poder ser novamente objectivo sobre este assunto.”, o artista foi mais longe ainda e revelou que “2018 foi um ano para carregar baterias” e que “agora estamos a planear tentar novamente. Mas vocês não vão ouvir mais nada sobre isto (ou de nós) até que tudo que esteja concluído. Sem falsas promessas. Os sonhos queimam, mas as cinzas são ouro.”