Lisboa recebe ciclo de cinema sobre Lynn Margulis, a cientista que ousou desafiar o status quo da biologia

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Março, 2025
Lisboa recebe ciclo de cinema sobre Lynn Margulis, a cientista que ousou desafiar o status quo da biologia
Lynn Margulis / Fotografia via wikimedia commons

Em março, a cidade de Lisboa irá celebrar a vida e a revolucionária obra de Lynn Margulis, a cientista que ousou desafiar o status quo da biologia. 

A 5 de março, data do seu nascimento, o Cinema Ideal recebe a exibição do filme Symbiotic Earth: How Lynn Margulis Rocked the Boat e Started a Scientific Revolution, dentro do ciclo As Lições de Lynn, que homenageia a sua trajetória de resistência às convenções científicas e à narrativa dominante. 

Ambos os filmes serão apresentados por John Feldman e Sheila Silver, respectivamente realizador e compositora dos mesmos. Com curadoria  de Patrícia Azevedo da Silva e organizado em parceria com a editora Fora de Jogo, o ciclo visa destacar a figura de Lynn Margulis, uma mulher que, ao longo de sua carreira, desafiou as teorias darwinistas e introduziu a teoria da endossimbiose, mudando para sempre a compreensão sobre a evolução da vida. Margulis também foi coautora, ao lado de James Lovelock, da famosa Hipótese de Gaia, que postula que a Terra é um organismo vivo e interconectado.

Para celebrar não apenas o nascimento de Margulis, mas também o lançamento do livro Gaia e Filosofia, de Lynn Margulis e Dorion Sagan, previsto para breve, o ciclo incluirá uma série de eventos que aprofundam a sua obra científica e os seus legados intelectuais.

“Symbiotic Earth: How Lynn Margulis Rocked the Boat”

Programação do Ciclo:

3 de março – Exibição do filme Regenerating Life no Goethe Institut (18h30): O filme de John Feldman explora a crise ambiental e a importância da regeneração dos ecossistemas para combater as alterações climáticas. Este é considerado um “spin-off” de Symbiotic Earth e explora a ideia de que o clima e a temperatura do nosso planeta se encontram regulados pelos sistemas da vida (a biosfera).

5 de março – Exibição de Symbiotic Earth no Cinema Ideal (19h00): O filme que narra a trajetória de Lynn Margulis, desde os seus primeiros anos de vida até à sua luta para estabelecer a teoria da simbiose como um factor chave na evolução. Margulis desafia a visão mecanicista da evolução, propondo que a vida se desenvolveu por meio de um processo colaborativo entre organismos, em vez de uma competição desenfreada.

Debate pós-filme: A apresentação de Symbiotic Earth será seguida de um debate com a presença de Tatiana Salem Levy, escritora e investigadora, e Fernanda Polacow, argumentista e realizadora. Uma reflexão sobre o impacto das teorias de Margulis e as suas implicações para o futuro da ciência e da ecologia.

6 de março – Conversa com John Feldman e Sheila Silver no Laboratório Terra do Instituto Superior de Agronomia (14h30): Os realizadores dos filmes Symbiotic Earth Regenerating Life estarão presentes para uma conversa alargada com investigadores do Instituto Superior de Agronomia, sobre as soluções que a ciência oferece para a crise climática e sobre o legado da obra de Margulis.

“Symbiotic Earth: How Lynn Margulis Rocked the Boat”

O ciclo As Lições de Lynn tem como objetivo não apenas prestar homenagem à cientista, mas também trazer à tona discussões sobre o papel das mulheres na ciência, os desafios contra uma hegemonia científica dominante e os esforços para curar e regenerar o nosso planeta.

Uma Revolução Científica, Uma Revolução Feminista: Lynn Margulis, mulher, mãe e cientista, foi muitas vezes rejeitada por suas ideias “radicais” e por seu papel como mulher desafiando uma estrutura científica predominantemente masculina. No entanto, ela sempre considerou as suas ideias como certezas e não como controvérsias. Este ciclo é uma oportunidade de resgatar uma figura que, mais do que nunca, é relevante na luta contra a ignorância científica e os interesses económicos que moldam o nosso mundo.

O ciclo terminará com o aguardado lançamento de Gaia e Filosofia de Lynn Margulis e Dorion Sagan, publicado pela editora Fora de Jogo.

Este ciclo é dedicado a todos os que acreditam que a luta pela verdade, pela ciência e pela regeneração do nosso planeta é uma causa que merece ser apoiada.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.