Lisboa recebe Festival Olhares do Mediterrâneo, dedicado ao cinema feminino

por Pedro Barriga,    29 Outubro, 2021
Lisboa recebe Festival Olhares do Mediterrâneo, dedicado ao cinema feminino
“Going Down Alone”, de Claudia Di Lascia e Michele Bizzi
PUB

A 8ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, o primeiro e mais antigo festival de cinema no feminino em Portugal, trará ao público lisboeta 45 filmes. Serão longas-metragens, curtas, documentários e filmes de animação de 19 países diferentes, a maioria em estreia nacional e cinco em estreia mundial. O festival decorre de 10 a 14 de novembro em Lisboa, no Cinema São Jorge.

O festival é um projeto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia). A missão é a de exibir filmes feitos por mulheres oriundas dos países mediterrânicos, ou que trabalhem neles. Uma visão do mundo a partir do Mediterrâneo, através do olhar das mulheres. A programação caracteriza-se por uma variedade de obras cujas protagonistas questionam e desafiam a realidade à sua volta, sem se reduzirem à condição que a sociedade lhes impõe.

“Brother and Sister”, de Coralie Lavergne

Realizadoras portuguesas marcarão presença em todas as secções do festival. Na Competição Geral Longas, Joana Craveiro estreia-se como realizadora de cinema com “Elas Também Estiveram Lá”. Na Competição Geral Curtas, são apresentados “O Ofício da Ilusão” de Cláudia Varejão, “A Raiz da Margem” de Sílvia Coelho e Paulo Raposo, “Poéticas do Canto Polifónico” de Maria do Rosário Pestana, e “A Menina Parada” de Joana Toste. Nas secções paralelas, temos ainda as curtas “Nha Mila” de Denise Fernandes, e “Flor de Estufa” de Laís Andrade. Todas as obras portuguesas serão apresentadas em sala pelas suas realizadoras.

“Me, a Monster?”, de Belinda Bonan

Para além das sessões de cinema, o Olhares do Mediterrâneo apresenta ainda uma série de atividades que incluem mesas redondas, masterclasses, workshops para adultos e crianças, sessões para famílias e visitas escolares. A 11 de Novembro, Sam Lahoud, diretor do Beirut Women Film Festival, apresenta a masterclass “Creative Storytelling in the Modern Era”, sobre os desafios de contar histórias na era digital. No sábado 13 de Novembro, Rodrigo Lacerda (CRIA/NOVA-FCSH) dinamiza um workshop para professores sobre o uso do cinema como instrumento para melhorar a perceção do “outro” nos alunos do ensino secundário. O domingo, 14 de Novembro, é o dia dedicado aos mais pequenos. Pais e filhos (dos 4 aos 7 anos) podem participar no atelier de cinema “Olhares em Pequenino – Desenhos Parados, Desenhos Agitados”. Todas as atividades paralelas, à exceção do workshop para professores e do atelier “Olhares em Pequenino”, são de acesso gratuito, mediante o número de lugares disponíveis.

Para mais informações, visite a página do festival.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados