Lisbon & Sintra Film Festival terá ciclo de cinema e debates para discutir e pensar o conceito “homeland”
A edição deste ano do LEFFEST contará com um ciclo temático intitulado Looking for Homeland. Com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Inês Branco Lopez, o ciclo acontece em Lisboa (Espaço Nimas e Universidade Lusófona) entre os dias 18 e 23 de Novembro.
Looking for Homeland é um ciclo de cinema e debates que apresentará filmes raros vindos do mundo inteiro e que procura pensar o conceito de “homeland”, reconhecendo o cinema como o melhor meio para revelar a natureza problemática desta noção.
Com uma selecção de 16 filmes que nos trarão perspectivas do mundo todo, Looking for Homeland contará com dez sessões e trará a Lisboa vários autores das obras apresentadas: o cineasta e produtor alemão Andreas Goldstein, com o seu recente documentário Der Funktionär, o realizador norte-americano Khalik Allah, com o documentário Black Mother, que mergulha no passado do povo jamaicano, e o videasta e voice-performer Maxime Jean-Baptiste, que, em Nou Voix, juntamente com o seu pai, reencena uma parte do filme Jean Galmot Aventurier, de Alain Maline, onde aquele participara, procurando dar voz às vozes encobertas dos revoltosos dos motins de Cayenne, capital da Guiana Francesa, nos anos 1920.
Na primeira sessão do ciclo temático, dia 18 de Novembro, às 21h30, no Espaço Nimas, serão exibidos os documentários L’Ordre, de Jean-Daniel Pollet, e The House Is Black, de Forough Farrokhzad, dois filmes que estabelecem um paralelo entre a doença e a exclusão social. A projecção será seguida de debate com os curadores do ciclo.
No encerramento do ciclo, dia 23 de Novembro, às 18h, na Universidade Lusófona, serão exibidos os filmes The Island of St. Matthews, de Kevin Jerome Everson, que trata de uma história de nostalgia familiar no Mississippi, e três curtas metragens da aclamada realizadora Sarah Maldoror: À Bissau, Carnaval, Fogo, l’île de feu e Monangambé.
O festival inclui ainda o filme Tales from the Hunsrück Village, de Edgar Reitz, que esteve presente no LEFFEST’13, onde apresentou Die andere Heimat, e outros importantes documentários raros e inéditos como The Emperor’s Naked Army Marches On, de Kazuo Hara, sobre um activista japonês, No Home Movie, de Chantal Akerman, Tu e Eu (Larisa Shepitko), Tender’s Heat. Wild, Wild Beach (Alexander Rastorguev), Soleil Ô (Med Hondo), e Diálogos de Exiliados (Raúl Ruiz).
A acompanhar as projecções, haverá também conversas entre os curadores, os realizadores, e o público, dando a oportunidade de aprofundar ideias sobre a noção de “homeland”.
Filmes a exibir:
L’Ordre de Jean-Daniel Pollet (1973, França)
A Casa é Negra de Forough Farrokhzad (1963, Irão)
Black Mother de Khalik Allah (2018, EUA)
Der Funktionär de Andreas Goldstein (2018, Alemanha)
Diálogos de Exilados de Raúl Ruiz (1975, Chile, França)
No Home Movie de Chantal Akerman (2015, França, Bélgica)
Tales from the Hunsrück Village de Edgar Reitz (1981, Alemanha)
The Emperor’s Naked Army Marches On de Kazuo Hara (1987, Japão)
Tender’s Heat. Wild, Wild Beach de Alexander Rastorguev (2005, Rússia, Alemanha)
Tu e Eu de Larisa Shepitko (1971, Rússia)
Nou Voix, Maxime Jean-Baptiste (2018, França, Guiana Francesa)
The Island of St. Matthews, Kevin Jerome Everson (2013, EUA)
Soleil Ô, Med Hondo (1970, França, Mauritânia)
Monangambe, Sarah Maldoror (1969, Argélia)
À Bissau, Carnaval, Sarah Maldoror (1980, Guiné-Bissau)
Fogo, Lîle de feu, Sarah Maldoror (1979, Cabo Verde)