“Listen”. Filme de Ana Rocha de Sousa estreia nos cinemas portugueses em Outubro

por Comunidade Cultura e Arte,    21 Setembro, 2020
“Listen”. Filme de Ana Rocha de Sousa estreia nos cinemas portugueses em Outubro
“Listen”, filme de Ana Rocha de Sousa
PUB

Ana Rocha de Sousa estudou cinema em Londres e assinou duas curtas-metragens “Jantamos cedo” (2009) e “Minha alma and you” (2013).

“Listen”, a primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa, conquistou quatro galardões no Festival de Veneza, onde estreou a 8 de setembro. Agraciado com o ‘Leão do Futuro’ de primeira obra, o prémio especial do júri da secção competitiva ‘Horizontes’, o ‘Bisato d’Ouro’ – prémio da critica independente italiana e ‘Sorriso Diverso Veneza’, pela sua abordagem às questões sociais, o filme foi ainda distinguido com o ‘Casa Wabi – Mantarraya Award’ e o ‘Hollywood Foreign Press Association’, nesta 77.ª edição do Festival de Cinema de Berlim.

Produzido pela Bando à Parte, em coprodução com a Pinball London e com distribuição pela NOS Audiovisuais em 2021, “Listen”, baseado em factos reais, aborda o drama de um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos. O filme retrata a luta pela união da família após um erro irreversível. 

“Nos subúrbios de Londres, Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’, levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim. Tudo se complica com o passar do tempo. “Listen’” retrata a desgastante luta pela união da família após um erro irreversível.”, sinopse do filme.

Sobre o filme, protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia, pela atriz britânica Sophia Myles, Ana Rocha de Sousa adianta que “esta ideia surgiu em 2016, quando surgiram umas notícias sobre uma família portuguesa a passar por um caso de adopção forçada no Reino Unido. Na altura fiquei muito surpreendida e comecei a investigar. Fiquei, confesso, incrédula com o tema. Tinha sido mãe recentemente, a minha filha tinha 1 ano e eu, como tinha vivido no Reino Unido, sei exactamente que regras são regras lá. Sublinhando ainda o facto de estes casos acontecerem, sobretudo, com famílias de classes sociais desfavorecidas“, revelou a realizadora.

“Listen” estreia nos cinemas portugueses a 22 de Outubro de 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=tWZadOKDwCU&feature=emb_title

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados