Os melhores filmes do Festival de Veneza 2020

por Pedro Barriga,    1 Outubro, 2020
Os melhores filmes do Festival de Veneza 2020
PUB

Na indústria do cinema, o outono é sempre marcado pelas estreias mundiais de novos filmes nos grandes festivais. A COVID-19 fez questão de pôr fim ao “sempre”. Dada a atual situação pandémica, o festival de cinema de Telluride, planeado para setembro, foi cancelado, como Cannes também fora em maio. Os restantes festivais maiores – Veneza, Toronto e Nova Iorque – apostaram em formatos híbridos, conciliando sessões presenciais (projeções em sala e em cinemas drive-in) e sessões digitais (em streaming).

Em Veneza, que este ano decorreu de 2 a 12 de setembro, vimos estreados e premiados filmes de todos os cantos do mundo, inclusive um título português. Dêmos então uma vista de olhos nos filmes mais marcantes desta edição atípica.

https://www.youtube.com/watch?v=tWZadOKDwCU

1. “Listen”, de Ana Rocha de Sousa

Começamos pelo filme português “Listen”. Ana Rocha de Sousa, nesta que é a sua primeira longa-metragem como realizadora, conta-nos a história de uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem os serviços sociais retiram a guarda dos filhos menores. O filme foi premiado com o Prémio Especial do Júri, o Leão do Futuro (para melhor primeira obra), o Bisato d’Oro (para melhor realização), e o Sorriso Diverso Venezia (pelas questões sociais abordadas).

Estreia em Portugal: 22 de outubro de 2020.

2. “Nomadland”, de Chloé Zhao

Produzido, realizado, escrito e montado por Chloé Zhao, “Nomadland” é para já o filme do ano. A cineasta, mais conhecida pelo western “The Rider” (2017), leva-nos agora numa viagem de autocaravana pelo centro-oeste dos E.U.A.. Frances McDormand – aclamada atriz de “Fargo” (1996), “Olive Kitteridge” (2014), “Three Billboards…” (2017) – interpreta a nómada titular. O filme recebeu o Telluride Silver Medallion (uma espécie de “prémio de melhor filme”) e arrecadou o galardão máximo do Festival de Veneza, o Leão de Ouro. O que se segue? O Óscar.

Estreia em Portugal: 18 de março de 2021.

3. “The Disciple”, de Chaitanya Tamhane

O melhor filme de língua não-inglesa do Festival de Veneza vem da Índia. “The Disciples”, escrito e realizado pelo jovem cineasta Chaitanya Tamhane, acompanha ao longo de três décadas o trajeto de um estudante de música clássica indiana. A forma como Tamhane explora a relação mestre-artista e retrata um artista em dificuldades valeu-lhe o prémio de Melhor Argumento e o prémio FIPRESCI International Critics Prize.

Exibição em Portugal: 16 e 19 de novembro de 2020 (Lisbon & Sintra Film Festival).

4. “Pieces of a Woman”, de Kornél Mundruczó

“Pieces of a Woman” conta a história de um casal norte-americano, interpretado por Vanessa Kirby (a Princesa Margaret nas duas primeiras temporadas de “The Crown”) e Shia LaBeouf (actor dos franchises Transformers e Indiana Jones). Kirby foi honrada com a Volpi Cup para Melhor Atriz e é neste momento a favorita ao Óscar de Melhor Atriz.

Filme adquirido pela Netflix. Estreia em streaming: 7 de janeiro de 2021.

5. “The World to Come”, de Mona Fastvold

A presença de Vanessa Kirby no Festival de Veneza não se limita a um título só. “The World to Come” é um filme de época protagonizado por Katherine Waterston (“Inherent Vice”, 2014), no papel de uma camponesa que desenvolve uma relação próxima com a sua nova vizinha, interpretada por Kirby. Os desempenhos de ambas as atrizes têm sido muito aplaudidos pela indústria.

Exibição em Portugal: 14, 18 e 24 de novembro de 2020 (Lisbon & Sintra Film Festival).

6. “One Night in Miami”, de Regina King

Tal como “Nomadland”, outro filme que provavelmente veremos na corrida ao Óscar de Melhor Filme é “One Night in Miami”. A trama: Malcolm X, Muhammad Ali, Jim Brown e Sam Cooke entram num bar. O filme, que como o título indica relata uma noite em Miami em 1964, tece paralelos entre a década de 60 e a atualidade, debatendo desde política a boxing, de racismo a religião. A atriz Regina King tem aqui o seu primeiro projeto como realizadora.

Filme adquirido pela Amazon Prime Video. Estreia em streaming: 15 de janeiro de 2021.

É também curioso notar – e celebrar – que, de entre os 6 filmes abordados nesta lista, 4 são realizados por mulheres.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados