Luís Gomes ganha dois prémios no Operalia, principal concurso internacional de ópera

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Setembro, 2018
Luís Gomes ganha dois prémios no Operalia, principal concurso internacional de ópera
Luis Gomes / Fotografia de Bruno Simão

Emily D’Angelo, representante do Canadá/Itália, e o bielorrusso Pavel Petrov são os vencedores do Primeiro Prémio da 26.ª edição do Operalia. D’Angelo venceu ainda o Prémio do Público para melhor voz feminina, o Prémio Zarzuela e o Prémio Birgit Nilsson. Luís Gomes vence o Prémio Zarzuela (ex-aequo com Pavel Petrov) e o Prémio do Público para melhor voz masculina.

Emily D’Angelo e Pavel Petrov acabam de ser anunciados como os vencedores do Primeiro Prémio do Operalia 2018, o concurso internacional de canto lírico fundado por Plácido Domingo. Luís Gomes vence o Prémio Zarzuela (ex-aequo com Pavel Petrov) e o Prémio do Público.

Emily D’Angelo (meio-soprano) fez a sua estreia operática profissional em 2016 como Cherubino em Le nozze di Figaro no Festival dei Due Mondi de Spoleto. Vencedora em 2016 nas Audições do Metropolitan Opera National Council, é membro do Lindemann Young Artists Programme da Metropolitan Opera. Na temporada passada cantou Rosina em Il barbiere di Siviglia no Festival Glimmerglass e apresentou-se com a Filarmónica de Los Angeles em excertos de Die Zauberflöte. A próxima temporada incluirá os papéis de Dorabella em Così fan tutte na Canadian Opera Company e de Cherubino em Le nozze di Figaro na Berlin Staatsoper Unter den Linden.

O tenor Pavel Petrov estreou-se no Festival de Salzburgo de 2018 no papel de Chaplitsky em Pique Dame. No ano passado estreou-se na Royal Opera House, Covent Garden, como  Pong em Turandot. Os seus vários papéis na Ópera de Graz incluem Alfredo em La traviata, Lensky em Eugene Onegin, Rodolfo em La bohème e Cavalier Belfiore em Il viaggio a Reims. Estrear-se-á na Ópera de Austrália como Ferrando em Così fan tutte. Participou igualmente em récitas no Estúdio de Ópera da Ópera de Zurique, na Ópera Nacional de Bucareste, no Teatro Kile e no Teatro Nacional de Ópera e Ballet da Bielorrússia.

O Operalia decorreu pela primeira vez em Portugal, tendo o Teatro Nacional de São Carlos como palco. A Grande Final contou com a participação de 14 das mais promissoras vozes do panorama actual do canto lírico, com finalistas vindos de Portugal, Canadá/Itália, Suíça/França, Rússia, China, Alemanha, Bielorrússia, África do Sul, Brasil, Colômbia e Estados Unidos da América. Os cantores foram acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a direcção musical de Plácido Domingo.

Na cerimónia de entrega de prémios que se seguiu ao concerto, Plácido Domingo apresentou prémios em sete categorias:
– Dois Primeiros Prémios – Voz Masculina/Voz Feminina – 30,000 dólares
– Dois Segundos Prémios – Voz Masculina/Voz Feminina – 20.000 dólares
– Dois Terceiros Prémios – Voz Masculina/Voz Feminina – 10.000 dólares
– Dois Prémios Birgit Nilsson – Voz Feminina – 15.000 dólares
– Prémio Zarzuela Pepita Embil de Domingo – 10.000 dólares
– Prémio Zarzuela Don Plácido Domingo – 10.000 dólares
– Dois Prémios do Público – Voz Masculina/Voz Feminina – Relógio oferecido pela Rolex
– Prémio CulturArte oferecido por Bertita e Guillermo Martínez da organização CulturArte de Puerto Rico – 10.000.00 dólares

Fundado em 1993 com o objetivo de descobrir, apoiar e lançar as novas estrelas do canto, o Operalia atrai cantores de todo o mundo com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos de idade. Os jovens são ouvidos por um júri formado por alguns dos mais reconhecidos e influentes gestores culturais e diretores de casting.

Os 40 concorrentes deste ano vieram de 24 países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, China, Itália, Alemanha, Portugal, África do Sul e Estados Unidos da América. O grupo foi composto maioritariamente por meio-sopranos e tenores, com uma sólida representação de sopranos e barítonos. Dois baixos e dois baixos-barítonos completaram o leque de participantes.

O concurso é apresentado numa cidade diferente todos os anos. A primeira edição realizou-se em Paris em 1993 e desde então o Operalia tem viajado até cidades como Tóquio, Hamburgo, Budapeste, Milão, Moscovo, Pequim, Verona, Los Angeles, Cidade do México, Londres, Madrid e Guadalajara.

O concurso tem servido de rampa de lançamento para muitos artistas de renome. A longa lista de vencedores do Operalia que singraram nos grandes palcos internacionais atesta o sucesso do concurso no que toca a descobrir, apoiar e lançar as novas estrelas do canto. Entre os vencedores do Operalia encontram-se nomes como Nina Stemme, Joyce DiDonato, Joseph Calleja, Ana María Martínez, Rolando Villazón, Arturo Chacón e, mais recentemente, Sonya Yoncheva.

Vencedores, Operalia 2018

Primeiro Prémio – Voz masculina
Bielorrússia. Pavel Petrov, tenor
Primeiro Prémio – Voz feminina
Canadá/Itália. Emily d’Angelo, meio-soprano
Segundo Prémio – Voz masculina
Rússia. Migran Agadzhanyan, tenor
Segundo Prémio – Voz feminina
Estados Unidos. Samantha Hankey, meio-soprano
Terceiro Prémio – Voz masculina
Rússia. Arseny Yakovlev, tenor
Terceiro Prémio – Voz feminina
Canadá. Rihab Chaieb, meio-soprano
Prémio Birgit Nilsson – Voz feminina
Canadá/Itália. Emily d’Angelo, meio-soprano
Estados Unidos. Samantha Hankey, meio-soprano
Prémio Zarzuela Pepita Embil de Domingo
Canadá/Itália. Emily d’Angelo, meio-soprano
Prémio Zarzuela Don Plácido Domingo
Portugal. Luís Gomes, tenor | Bielorrússia. Pavel Petrov, tenor (Ex-aequo)
Prémio do Público – Voz masculina
Portugal. Luís Gomes, tenor
Prémio do Público – Voz feminina
Canadá/Itália. Emily d’Angelo, meio-soprano
Prémio CulturArte
Brasil. Josy Santos, meio-soprano

Membros do Júri Operalia 2018

Patrick Dickie
Diretor Artístico, Teatro Nacional de São Carlos
Marta Domingo
Encenadora
F. Paul Driscoll
Editor-Coordenador, Opera News
Anthony Freud
Diretor Geral, Lyric Opera of Chicago, EUA
Jonathan Friend
Administrador Artístico, The Metropolitan Opera, Nova Iorque, EUA
Jean-Louis Grinda
Diretor Geral, Opéra de Monte Carlo, Mónaco
Diretor Geral, Chorégies d’Orange, França
Peter Katona
Diretor de Seleção de Elencos, Royal Opera House, Londres, Reino Unido
Davide Livermore
Encenador
Joan Matabosch
Diretor Artístico, Teatro Real, Madrid, Espanha
Pål Moe
Consultor de Elencos, Bayerische Staatsoper, Munique, Alemanha; Glyndebourne Festival Opera, Reino Unido
Andrés Rodriguez
Consultor Artístico
Ilias Tzempetonidis
Diretor de Seleção de Elencos, Opéra National de Paris, França
Carolin Wielpütz
Diretora da Administração Artística, Theater Bonn, Alemanha

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