LX Comedy Slam recebe Alexandre Barbosa, Benji Comédia, Carlos Pereira, Cássia Rodrigues e Firmino Alvarenga

por Comunidade Cultura e Arte,    6 Fevereiro, 2023
LX Comedy Slam recebe Alexandre Barbosa, Benji Comédia, Carlos Pereira, Cássia Rodrigues e Firmino Alvarenga
Carlos Pereira / Fotografia via Instagram do artista

O LX Comedy Slam nasceu em 2013 com o objetivo de diversificar o panorama do humor em Portugal e destacar comediantes negros. Na altura, organizaram-se algumas noites no Harlem, restaurante no Cais do Sodré, que não tiveram consequência. 

Dez anos depois, Rainner Brito e Nuno Varela, empreendedores culturais responsáveis pelo projeto, ressuscitam o conceito em parceria com a plataforma Bantumen — numa altura em que acreditam que existe um maior espaço (social e não só) para isso.

A 18 de fevereiro, a Biblioteca de Marvila, em Lisboa, recebe o princípio da nova vida do LX Comedy Slam com uma sessão de stand-up comedy com oito humoristas. Alexandre Barbosa, Benji Comédia, Carlos Pereira, Cássia Rodrigues, Firmino Alvarenga, Wilson Silva e Youre Cabral vão mostrar o seu talento. O host da noite será Octávio Ré. 

Os bilhetes estão disponíveis online e custam 15€. A sessão vai acontecer entre as 20 e as 22 horas. O evento também conta com o apoio da RDP África.

Para os organizadores, o regresso do LX Comedy Slam “é um marco importante numa altura em que tanto se fala na representatividade e em criar oportunidades para a comunidade negra em Portugal”.

O LX Comedy Slam é assumidamente inspirado na Def Comedy Jam, as sessões de stand-up comedy da HBO que ajudaram a lançar vários humoristas afro-americanos ao longo dos anos 90. Passaram por lá nomes como Dave Chappelle, Chris Rock ou Steve Harvey, entre tantos outros.

“O LX Comedy Slam pretende fazer o mesmo em Portugal, contribuindo para que a comunidade negra se aproxime da comédia e para que humoristas amadores se possam profissionalizar e tenham oportunidades na área. Embora este seja um projeto de empoderamento, é sobretudo de inclusão, pelo que não existem quaisquer tipo de restrições: qualquer pessoa pode participar, independentemente da sua etnia ou nacionalidade.”, pode ler-se num comunicado do LX Comedy Slam.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.