Masterclass de Paul Schrader, oportunidade de conversar com autor de “Taxi Driver” ou “Raging Bull”
O realizador Paul Schrader junta-se ao LEFFEST para uma masterclass exclusiva, em directo, após a exibição do filme Auto Focus, amanhã, dia 21, às 18h00. É uma oportunidade única e exclusiva de conversar com Paul Schrader, a partir do outro lado do Oceano Atlântico!
Paul Schrader (1946, EUA), a quem o LEFFEST dedica este ano uma retrospectiva, é um realizador que iniciou o seu percurso como crítico e argumentista, tendo assinado filmes como Taxi Driver, de Martin Scorsese em 1976. Dois anos depois estreou-se como realizador com Blue Collar e nas décadas que se seguiram impôs-se como um realizador arrojado estética e tematicamente, realizando uma série de filmes profundamente originais. Os seus filmes existem à volta de figuras solitárias em constante conflito, e mesmo quando tratam personagem históricas, como acontece em Mishima (Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes em 1985) ou em O Rapto de Patty Hearst (1988), Schrader consegue alcançar uma profundidade de carácter nas suas personagens rara no cinema americano, moldada por um realismo que estuda as profundas falhas nas máscaras atrás das quais os seus protagonistas se escondem. O seu mais recente filme, No Coração da Escuridão, estreou-se em competição no Festival de Veneza em 2017, e foi aclamado pelo público e pela crítica como um dos melhores da sua carreira.
Em Auto Focus, filme que antecede esta masterclass, a estrela televisiva dos anos 60, o ex-actor de Heróis de Hogan, Bob Crane, aparenta ser um verdadeiro homem de família. Este drama biográfico revela como a vida dupla de Crane começa a pesar sobre si e sobre a sua família, e como, por fim, contribui para a sua morte.
Duarte Mata, crítico do site À Pala de Walsh, irá moderar esta conversa no cinema Monumental.
Os bilhetes estão à venda no cinema Monumental, no Espaço Nimas e no Centro Cultural Olga Cadaval.