Museu Nacional Soares dos Reis dá entrada gratuita a jovens dos 12 aos 29 anos
O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) comemora o Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de agosto (quinta-feira), com entradas gratuitas para os visitantes dos 12 aos 29 anos. A gratuitidade inclui-se em todos os Monumentos, Museus e Palácios Nacionais da Direção-Geral do Património Cultural.
No MNSR o bilhete dá acesso às exposições temporárias patentes. AZUL E OURO – Esmaltes em Portugal, da época medieval à época moderna é a exposição mais recente e destaca, pela primeira vez em Portugal, a aplicação de esmalte sobre metais, uma arte do fogo milenar. São perto de 150 peças produzidas entre os séculos XII e XIX, sobretudo nas oficinas da região de Limoges, reconhecidas mundialmente como as de maior prestígio.
Os visitantes podem, ainda, visitar gratuitamente a exposição de desenhos e poesia JOSÉ RÉGIO [RE]VISITAÇÕES À TORRE DE MARFIM, a exposição alusiva a D. PEDRO IV e aos confrontos entre os liberais e os absolutistas, bem como a exposição DEPOSITORIUM… 1, com peças da reserva do Museu.
O MNSR é o primeiro museu público de arte do país, tendo sido fundado em 1833 sob a égide de D. Pedro IV. No âmbito das reformas institucionais da República, em 1911, é renomeado Museu Soares dos Reis, evocativo do primeiro pensionista do Estado em escultura pela Academia Portuense de Belas Artes: António Soares dos Reis, o célebre autor do Desterrado. Já em 1932, e na senda das comemorações do centenário, adquire o estatuto de Museu Nacional. De momento apresenta uma programação com exposições temporárias e está em curso a revisão da exposição de longa duração, que abrirá ao público no final do ano.