Nan Goldin estará no Porto para receber um Doutoramento Honoris Causa e dar uma masterclass

por Comunidade Cultura e Arte,    11 Setembro, 2022
Nan Goldin estará no Porto para receber um Doutoramento Honoris Causa e dar uma masterclass
©Nan Goldin, “Nan one month after being battered” (1984). Coleção Tate Modern
PUB

A entrada nas sessões de cinema é gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia da sessão.

A fotógrafa e cineasta Nan Goldin estará no Porto no final do próximo mês de Novembro para receber um Doutoramento Honoris Causa da Universidade Lusófona do Porto, dar uma masterclass e ainda apresentar um ciclo de filmes. Todo o programa acontece durante três dias. 

Numa iniciativa da Universidade Lusófona do Porto, Nan Goldin, fotógrafa e cineasta norte-americana, é a convidada da décima segunda edição de Multiplex, no âmbito da atribuição do Doutoramento Honoris Causa. Depois de nomes como Agnès Varda, Victor Erice, Manoel de Oliveira, José Luis Guerín, Pedro Costa ou Boris Lehman, entre os convidados das edições anteriores, a fotógrafa Nan Goldin profere uma masterclass no dia 29 de novembro às 15h00 na Universidade Lusófona do Porto e acompanha um ciclo retrospetivo da sua obra organizado numa parceria com o Teatro Municipal do Porto – Rivoli entre 29 e 30 de novembro.

Nan Goldin (Washington, D.C, 1953) é uma fotógrafa norte-americana. Vive e trabalha em Nova Iorque. Educada em Boston, no seio de uma família judia culturalmente privilegiada, Nan Goldin formou-se na School of the Museum of Fine Arts, Boston/Tufts University em 1978, antes de se mudar para Nova Iorque. A obra de Nan Goldin é autobiográfica, documentando o seu entorno social, no cenário do new-wave pós-punk, da subcultura gay e da comunidade LGBTQI+, a crise do HIV nas grandes cidades e a relação com o consumo de heroína e opiáceos. The Ballad of Sexual Dependency (1980-1986), a sua obra mais conhecida, foi exibida pela primeira vez na Whitney Biennal em 1985. Ativista pelos direitos humanos, Nan Goldin valoriza a intimidade com as pessoas que fotografa, capturou-se a si própria e a amigos em momentos de vulnerabilidade física, emocional e sexual, defendendo a fotografia como instrumento político de testemunho e de transformação social. Nan Goldin encontra-se representada nas coleções dos mais importantes museus: o Museum of Modern Art e o Metropolitan Museum, ambos em Nova Iorque, o Museum of Contemporary Art e o Museu Getty, ambos em Los Angeles, o Art Institut de Chicago, a National Gallery em Camberra (Austrália), a Tate Modern em Londres (Reino Unido) e o Centre Georges Pompidou em Paris (França), entre outros. Foi condecorada com a Medalha da Ordem das Artes e das Letras pelo Governo de França, em 2006. Recebeu Centenary Medal da Royal Photographic Society (Londres), em 2018, e o título de Membro Honorário. 

Programa:
28/11 seg
15:00 – Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, Universidade Lusófona do Porto

29/11 ter
15:00 – Masterclass, Universidade Lusófona do Porto
18:00 – Fire Leap (2011, 9’17) + The Ballad of Sexual Dependence (1985, 41’38), Teatro Rivoli

30/11 qua
18:00 – Sirens (2019-2020, 15’12) + The Other Side (1994-2019, 16’46) + Memory Lost (2019-2021, 24’20), Teatro Municipal do Porto – Rivoli

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados