Netflix vai ser impedida de competir em Cannes se não estrear os seus filmes nos cinemas franceses
Apesar de ainda não ter sido feito o anúncio oficial dos filmes seleccionados para o Festival de Cannes deste ano, já se sabe que nenhuma produção original da Netflix fará parte da competição oficial caso os filmes da gigante norte-americana não estreiem nos cinemas franceses, o director do festival de Cannes, Thierry Fremaux, garantiu esta informação numa entrevista à Variety.
Fremaux foi bem claro dizendo que os filmes da Netflix serão impedidos de competir pela Palma de Ouro e na mostra paralela à selecção oficial a Un certain regard.
Em 2017, “Okja” e “The Meyerowitz Stories” fizeram parte da competição oficial, o que gerou uma enorme controvérsia. Agora, foi estabelecida a regra de que apenas produções com distribuição garantida nos cinemas franceses poderão concorrer aos prémios do evento.
“No ano passado achei que poderia convencer a Netflix, mas eles recusaram-se (a exibir os filmes nos cinemas). É o modelo económico deles e eu respeito, mas o nosso foco é cinema e queremos que os filmes que estão em competição sejam lançados. Este é o modelo dos apaixonados por filmes e a Netflix deve respeitar. […] No ano passado, na França, os filmes de Noah Baumbach [“The Meyerowitz Stories”] e Bong Joon-ho [“Okja”] lamentavelmente não existiram. Perderam-se nos algoritmos da Netflix. […] Eventualmente vamos entender que a história do cinema e a história da internet não são a mesma coisa.“, disse Thierry que acrescentou ainda de forma positiva: “Dito isto, a Netflix é bem-vinda em Cannes fora da competição oficial e da Un certain regard. Encontrámos-nos recentemente em Paris, o diálogo continua e tenho certeza que será produtivo. Eles querem muito voltar e nós também queremos que eles voltem.”
O Festival de Cannes 2018 acontecerá entre os dias 8 e 19 de Maio e terá como presidente do júri Cate Blanchett.