Noite Europeia dos Investigadores: a noite em que se celebra a ciência
Na última sexta-feira de Setembro (dia 27), a ciência sai do laboratório e torna-se estrela em centenas de cidades da União Europeia. A Noite Europeia dos Investigadores (European Research Night) é um evento que tem como objectivo promover a ciência dentro da sociedade, levando-a ao mais diversos públicos de forma simples, divertida e cativante.
A primeira edição deste evento teve inicio em 2005, tendo sido promovida pela Comissão Europeia. Com entrada de novos membros na União Europeia, tem-se extendido gradualmente e já são 26 os países que acolhem este evento em mais de 300 cidades, havendo todos os anos uma temática de reflexão e sensibilização diferente. Contudo, o objectivo é sempre o mesmo: levar o que de melhor se faz na ciência às pessoas.
A Noite Europeia dos Investigadores continua a ser um sucesso, atraindo milhões de pessoas todos os anos em diversos países da europa. Os programas nas cidades portuguesas podem ser encontrados no próprio site. O Ciência Viva também tem o site com o seu evento onde promove diversas actividade nos seus centros em todo o país.
Em Portugal, vários centros de investigação, entre as 17h e as 00h, promovem actividades didáticas, conversas, demonstrações, debates, jogos, quizzes de forma a levar a ciência ao público mais diferenciado, desde os mais pequenos aos mais velhos. Estando dividido entre quatro cidades, Lisboa, Braga, Coimbra e Évora o encontro está marcado nos museus, nas ruas, nas próprias universidades e centros, onde a ciência está ao alcance de todos de forma gratuita.
Para aqueles que não poderem aceder presencialmente existem também actividades online disponíveis, algo que começou por ser promovido em 2020 durante a pandemia de COVID-19 e que permaneceu, pois a ciência consegue chegar às pessoas pelas mais diversas vias, independentemente das circunstâncias.
Já com 20 edições, a Noite Europeia dos Investigadores continua a levar a ciência a cada vez mais pessoas, com actividades diferentes que se vão adaptando aos tempos e que permitam que esta seja uma noite diferente. Sendo que a ciência é algo que nos tem permitido avançar num mundo em constante mudança com maiores desafios, é óptimo poder haver uma dia em que a podemos celebrá-la estando em contacto com quem a faz e com ela mesma.