NOVA FCSH recebe os estudantes com aulas de música, culinária e educação sexual

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Setembro, 2018
NOVA FCSH recebe os estudantes com aulas de música, culinária e educação sexual

“Faz-te à NOVA” é o desafio que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa lança a todos os novos alunos na próxima quinta-feira, um dia em que as aulas, cujas matérias vão da música à sexualidade, serão dadas por Noiserv, Júlio Resende ou Marta Crawford. As salas de aula são trocadas por espaços como a cantina e a esplanada.

Esta iniciativa da primeira semana do ano letivo, organizada em parceria com o Gerador e a plataforma “exarp”, garante que todos os novos estudantes da Faculdade têm uma integração saudável, com momentos culturais e de lazer alternativos às atividades de praxe. O programa quer refletir aquilo que a entrada no Ensino Superior representa: uma etapa de emancipação.

Às 10 horas há duas cadeiras opcionais: na Biblioteca, com o sumário “Instagram é Vida”, por José Lourenço; e “Tirar Fotografias com a Alma”, um módulo de Estelle Valente na cantina da NOVA FCSH.

A sobreposição curricular continua às 11h: o pianista Júlio Resende vai defender que “O jazz também é cool”, num auditório com piano, enquanto a sexóloga Marta Crawford, no átrio da torre principal, explica o “B-A-Bá da Sexualidade” a todos os jovens que se matricularam este ano pela primeira vez na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Ao meio dia, haverá, em simultâneo, workshops de música e culinária. Noiserv, que já fez uma música com fotocopiadora e microondas, vai ensinar os seus segredos no Jardim de Inverno da instituição. Hugo Brito, com honras de esplanada, vai “Cozinhar para Totós” e para todos.

https://www.youtube.com/watch?v=CE9F1PluCVM

À uma da tarde, a aula é prática, com um concerto de Vaarwell (banda de uma das irmãs de Golden Slumbers). Durante a tarde, a Associação de Estudantes (que este ano ofereceu uma tote bag a todos os novos sócios) assume os comandos com um churrasco. No mesmo dia, o Núcleo de Estudante Internacional e Mobilidade Académica organiza um jantar que junta todos alunos que vão fazer Erasmus+ na Faculdade durante este semestre.

Formalmente, todos os estudantes estão dispensados das suas aulas habituais, através de um despacho do Diretor Francisco Caramelo. Trata-se de um dia diferente, que apresenta a NOVA FCSH como um espaço de liberdade, criatividade e efervescência artística.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados