O amor pelo cinema nos 20 anos da KINO que abre com o filme “Quando a primavera chegou a Bucha”

por Comunidade Cultura e Arte,    29 Janeiro, 2023
O amor pelo cinema nos 20 anos da KINO que abre com o filme “Quando a primavera chegou a Bucha”
“Raparigas dos Escombros” © Artkeim² / UCM.ONE GmbH
PUB

Ao longo dos últimos 20 anos, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, organizada pelo Goethe-Institut Portugal, aproximou o público português das produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça, dando a conhecer novos cineastas e obras que, de outra forma, dificilmente chegariam a ser vistas nas salas de cinema nacionais. Este contacto com as sociedades de língua alemã, mas acima de tudo o amor pela sétima arte, celebra-se na vigésima edição da Mostra que começa já na próxima semana, em Lisboa.

De 2 a 8 de fevereiro, a programação principal da KINO, sob o tema Novos Começos, pode ser vista no Cinema São Jorge. A sessão de abertura apresenta, na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o filme Quando a primavera chegou a Bucha. Após a invasão da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, Bucha, Borodianka, Irpin e outras cidades da região foram bombardeadas pelas tropas russas. Depois da retirada, que ocorreu um mês mais tarde, Mila Teshaieva, fotógrafa e realizadora ucraniana radicada em Berlim, e Marcus Lenz, vencedor do Prémio do Público KINO 2021 com o filme Rivale, deslocaram-se ao país para documentarem como vivem as pessoas depois de sofrerem tamanhos traumas, enquanto a guerra continua. O filme acompanha, com particular sensibilidade, o modo como vários protagonistas vão recolhendo os fragmentos das suas vidas desfeitas. Na sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a sessão repete-se às 16h30, seguida de um Q&A com os realizadores.

Durante a semana, serão exibidos longas-metragens de ficção e documentários que têm em comum a ideia de começar de novo. Haverá, como já vem sendo habitual, uma maioria de filmes realizados por mulheres e um destaque às primeiras obras e a jovens cineastas, que culmina com a atribuição do Prémio do Público. Este ano, são 10 os filmes de entre os quais o público da KINO pode escolher o vencedor, habilitando-se com esta participação a ganhar uma viagem à Floresta Negra, oferecida pelo Turismo da Alemanha. Para além disso, irá decorrer no Cinema São Jorge um jogo que testa os conhecimentos de língua alemã dos participantes, ficando estes habilitados a ganhar um curso, presencial ou online, do Goethe-Institut Portugal.

A programação no Cinema São Jorge termina no dia 8 de fevereiro com uma sessão de encerramento verdadeiramente especial, na qual será projetada uma cópia de 35mm do clássico de culto Corre, Lola, corre, um dos mais emblemáticos filmes alemães das últimas décadas, realizado por Tom Tykwer, com Franka Potente e Moritz Bleibtreu nos papéis principais. Após a sessão, o público é convidado a ficar para a festa de 20 anos da KINO que terá música e animação pela noite fora.

De 9 a 18 de fevereiro, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã muda-se para a Cinemateca Portuguesa, onde o foco História(s) do Cinema Alemão apresenta seis documentários que olham para diferentes movimentos do e no cinema na Alemanha, desde a primeira projeção de imagens em movimento dos irmãos Skladanowsky às últimas edições da Berlinale, com nomes como Wim Wenders, Tom Tykwer, Christian Petzold, Caroline Link, Dominik Graf, e muitos outros.

Na sua vigésima edição, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã estende-se pela primeira vez ao sul de Portugal, com apresentações de 9 a 11 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Lagos, seguindo depois para o Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, a 14 e 15 de fevereiro, e para a Casa das Artes do Porto, de 2 a 23 de março.

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados