O cinema de terror e de culto tem um novo espaço no Porto

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Janeiro, 2020
O cinema de terror e de culto tem um novo espaço no Porto
Fotografia de Manuel Roberto – Público
PUB

O Cinema Passos Manuel continua a sua iniciativa Passos no Escuro com a exibição da trilogia Evil Dead, conhecida por reinventar o género de Terror e de lhe injetar uma merecida dose de comédia. Foi com estes três filmes que Sam Raimi, agora reconhecido como o realizador de “Spiderman”, começou a sua carreira e se estabeleceu como um autor cuja visão é reconhecida e aplaudida entre os seus pares. A trilogia composta por “Evil Dead – A Noite dos Mortos Vivos”, “Evil Dead 2 – A Morte Chega de Madrugada” e “O Exército das Trevas”, é a prova de como se pode quebrar com barreiras de género e ser absolutamente transgressivo quando pensamos que todas as regras já foram escritas.

Em jeito de homenagem, junta-se a estas sessões o filme “Mutant Blast” de Fernando Alle. Depois de entrar no circuito de festivais internacionais e de ganhar prémios um pouco por todo o mundo, “Mutant Blast” chega agora ao cinema Passos Manuel para mostrar porque foi incluído em tantas listas como um dos melhores filmes de 2020. Produzido pelo lendário Lloyd Kaufman, fundador da editora norte-americana Troma, este filme é uma carta de amor ao cinema de ficção científica e terror, com doses de sangue nunca antes derramadas no cinema português. Um verdadeiro trabalho de visão e dedicação que deve todo o mérito a Fernando Alle e uma equipa absolutamente dedicada em oferecer algo que não existia em Portugal e que merecia existir.

As sessões de Janeiro vão ser ainda mais preenchidas que nos meses anteriores. Imediatamente antes da exibição do terceiro filme da trilogia “Evil Dead”, “O Exército das Trevas”, vai ser possível falar e trocar ideias com os autores do podcast “Nas Nalgas do Mandarim”, que vêm até ao porto apresentar o seu mais recente livro, o “Videoclube do Sr. Joaquim – Anuário 2019”. Este compêndio dos filmes que chegaram até nós no ano que passou, é um pedaço de literatura infame e hilariante, com a capacidade ortográfica que só um empregado de balcão num videoclube de aldeia consegue.

Programa do “Passos no Escuro” para Janeiro:

8 de Janeiro / 22h00: The Evil Dead – A Noite dos Mortos Vivos
15 de Janeiro / 22h00: Evil Dead 2 – A Morte Chega de Madrugada
22 de Janeiro / 21h00: Apresentação do livro “Videoclube do Sr. Joaquim – Anuário 2019” com presença dos autores.
22 de Janeiro / 22h00: O Exército das Trevas
29 de Janeiro / 22h00: Mutant Blast, com a presença do realizador Fernando Alle

As sessões “Passos no Escuro” decorrem todas as quartas-feiras no cinema do Passos Manuel, no Porto.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados