“O Último Banho”, de David Bonneville, eleito melhor filme dos Prémios Sophia 2022
“O Último Banho” do realizador David Bonneville arrecadou o galardão de Melhor Filme na 11ª edição dos Prémios Sophia, que decorreu no passado sábado, 18, no Casino Estoril.
As distinções de “O Último Banho” aconteceram ainda nas categorias de Melhor Argumento Original (David Bonneville e Diego Rocha) e Melhor Direção Artística (Bruno Duarte).
Também a longa-metragem “A Metamorfose dos Pássaros” foi uma das grandes vencedoras da noite ao ter sido distinguida em quatro categorias: Melhor Realização (Catarina Vasconcelos), Documentário em Longa-Metragem, Montagem e Som.
Os atores Ana Moreira (Sombra) e Miguel Borges (Terra Nova) foram eleitos Melhor Atriz Principal e Melhor Ator Principal, respetivamente. O prémio de Melhor Atriz Secundária foi atribuído a Ana Cristina Oliveira (Sombra) e o de Melhor Ator Secundário a João Nunes Monteiro (Diários de Otsoga).
A série portuguesa “Glória” teve também destaque na 11ª edição dos Prémios Sophia ao ganhar a estatueta de Melhor Série/Telefilme.
Durante a gala, foram ainda entregues o prémio Sophia Estudante a Gonçalo Ferreira, com a curta-metragem “Punkada”, e o prémio Sophia de Carreira ao cineasta e produtor cinematográfico de animação, Abi Feijó.
Este ano, os Prémios Sophia contam com o apoio dos parceiros institucionais — Ministério da Cultura, Instituto do Cinema e Audiovisual, Cinemateca Portuguesa, RTP, Câmara Municipal de Cascais —, e com o patrocínio do grupo Estoril Sol, Eugénio Campos, Planar — We Care For Your Picture, GEDIPE, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação D. Luís, Câmara Municipal de Albufeira. A FCB Lisboa, Caves da Montanha, MCoutinho, Koto Studios, Digital Mix, Quinta da Lagoalva, Garage, Grupo Nova Imagem, Jervis Pereira, RA&A, Hotel do Chiado, Notário Pedro Nunes Rodrigues e a Lusófona Filmes também apoiam a 11ª edição dos Prémios Sophia.
Conheça aqui a lista completa de premiados.