Oito longas-metragens nomeadas aos Prémios Sophia 2022
“O Último Banho”, de David Bonneville e “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira, lideram com 13 e 12 nomeações, respetivamente. Seguem-se “Terra Nova”, de Artur Ribeiro, nomeado para 9 categorias e “Sombra” de Bruno Gascon e “O Som Que Desce da Terra”, de Sérgio Graciano ambos com 8 nomeações. Também com múltiplas nomeações constam ainda “Diários de Otsoga” de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, com 5 nomeações, e ainda os documentários “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos e “Serpentário” com 5 e 2 nomeações, respetivamente.
Na sessão transmitida em streaming e apresentada pelos atores Laura Dutra e João Arrais e pelo Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema Paulo Trancoso e Carla Chambel, foi também divulgada a personalidade que será homenageada com o Prémio Sophia Carreira: o cineasta e produtor cinematográfico de animação Abi Feijó.
Licenciado em Arte Gráfica e Design pelas Belas Artes do Porto, Abi Feijó explora diversas técnicas da animação. Enquanto realizador foi autor de filmes como “A Noite saiu à Rua”, “Os Salteadores”, “Fado Lusitano” e “Clandestino”, que lhe valeram várias premiações em festivais nacionais e internacionais. Em 2000 cria a Casa da Animação, um centro cultural dedicado ao Cinema de Animação e em 2002 a Ciclope Filmes.
Foram ainda entregues os seguintes prémios:
- Prémio Arte & Técnica:
“Cine-Caravana” (Vanessa Alvarez), um projeto de dimensão nacional que levou, de julho a setembro de 2021, noites de cinema português ao ar livre, gratuito, a mais de 5 000 pessoas. Uma ideia e projeto da Pixeladepto, promovido pela Pixeladepto e Goodstaff, com o apoio Institucional do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), Ministério da Cultura (FFC) e que teve como parceiro cultural os CTT.
Manuel Matos Barbosa, pioneiro no cinema de animação em Portugal, conta com uma filmografia de 18 filmes e encontra-se neste momento a terminar um filme de animação com apoios do Instituto do Cinema e do Audiovisual, baseado num conto do escritor Fialho de Almeida.
- Melhor Cartaz: “Paraíso” – Autoria de Constança Villaverde Rosado e Cristina Reis
- Melhor Trailer: “A Metamorfose dos Pássaros” – Autoria de João Braz
- Melhor Filme Europeu: “Druk” de Thomas Vinterberg, da distribuidora portuguesa Films4you
- Prémio Nico: Entregues a Bárbara Branco, Catarina Vasconcelos, Ivan Neskov e José Condessa
A 11ª cerimónia de entrega dos Prémios Sophia terá lugar a 18 de Junho no Casino Estoril, com transmissão televisiva na RTP2.