‘Onde o Verão Vai (episódios da juventude)’ seleccionada para a Competição Oficial do Festival de Berlim
O Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou hoje a programação da competição internacional de curtas metragens da edição de 2018 de que faz parte o filme Onde o Verão Vai (episódios da juventude), realizado por David Pinheiro Vicente.
O filme, distribuído pela Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, é uma produção da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC) e foi realizada em contexto escolar por uma equipa composta por alunos da escola. É a primeira vez que a ESTC tem uma curta seleccionada na competição principal deste festival, um dos mais importantes do mundo, cuja 68ª edição decorre no próximo mês de Fevereiro entre os dias 15 e 25.
Onde o Verão Vai (episódios da juventude) é sobre a frescura da juventude, o desejo de se descobrir a si próprio no meio dos outros, o poder e a magia da Natureza e sobre os que caminham sem rumo.
Para quase todos os membros da equipa artística e equipa técnica, este é o seu primeiro filme; um encontro entre estudantes de cinema recém-formados, ansiando partilhar a sua visão jovem e paixão pelo cinema numa última parte da sua própria viagem.
Ficção, Portugal, 21′
Sinopse:
É verão, um rapaz vai com os amigos para o rio. Na viagem de carro, conta-se a história de um homem e da sua cobra de estimação, que o tenta comer. O rapaz cai de um tronco e faz uma ferida. Uma rapariga segue-o. Um casal namora, outro rapaz descobre a floresta e um terceiro deixa-se a comer um pêssego deitado sobre uma árvore.
Em quatro episódios, o calor e a humidade da floresta aproximam o desejo entre os jovens.
Realização e argumento: David Pinheiro Vicente
Argumento: Rita Jorge e David Pinheiro Vicente
Direcção de Fotografia: Joana Silva Fernandes
Montagem: Laura Gama Martins
Som: Miguel Coelho
Director de Produção: Raquel Rolim Batista
Produção: Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC)
Com:
Miguel Amorim
Joana Peres
Rodrigo Tomás
Joana Petiz
André Simões
Rodolfo Major