“Operação Maré Negra” será a primeira série luso-espanhola da Amazon

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Junho, 2021
“Operação Maré Negra” será a primeira série luso-espanhola da Amazon
Fotografia de Liam Briese / Unsplash
PUB

Inspirada na história do primeiro narcosubamarino interceptado na Europa, a série inicia brevemente rodagem em Espanha e Portugal. Operação Maré Negra será lançada em exclusivo na Prime Video em Espanha e Portugal

A Amazon Prime Video anuncia hoje a sua nova série Amazon Exclusive, Operação Maré Negra, a primeira co-produção Luso-Espanhola e que conta com realização do espanhol Daniel Calparsoro (Hasta el Cielo, Combustión, Invasor) e co-realização do português João Maia (VariaçõesCasos da Vida, One-way Ticket). A rodagem desta impressionante história verídica sobre a operação policial homónima que interceptou o primeiro submarino da Europa dedicado ao tráfico de estupefacientes, com mais de 3 mil quilos de cocaína a bordo, arrancará brevemente entre Espanha e Portugal, pela mão das Ficción Producciones em colaboração com a portuguesa Ukbar Filmes (O Homem Que Matou Dom Quixote, Soldado Milhões), uma das produtoras mais internacionais do país, e participação da RTP, que se tem destacado nos últimos anos pelo forte apoio à produção e à criação audiovisual independente .

A série transporta-nos até novembro de 2019, quando um submergível artesanal atravessa o Oceano Atlântico com 3 toneladas de cocaína. Lá dentro, 3 homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial. Ao comando está Nando, um jovem galego, marinheiro e campeão de boxe amador sem recursos económicos, que se vê obrigado a procurar outros meios para ganhar a vida.  

‘Estamos muito entusiasmados por embarcar neste projeto ambicioso, novamente pela mão das Ficción Producciones, que são sem dúvida um selo de qualidade para nós, e acima de tudo, por contar com um realizador do tamanho de Daniel Calparsoro’, afirma Chris Bird, Head da EU Prime Video Content, da Amazon. ‘Operação Maré Negra é também uma série muito especial para nós, já que será a primeira co-produção entre Espanha e Portugal, onde estamos a reforçar a nossa presença, e temos muita vontade de anunciar o elenco que seguramente marcará a diferença’, conclui.    

Operação Maré Negra fascinou-me desde o início, uma vez que integra os elementos das grandes aventuras do Século XX, como a viagem de  ‘Kon Tiki’, para demonstrar que se pode atravessar o Oceano Atlântico numa balsa. Sendo uma história sobre o narcotráfico, um drama global, esta é também uma história sobre desafios e pessoas, sobre experiências no limite, que transcendem o mero tráfico. Esta operação é um marco na história policial europeia, já que se trata do primeiro submergível localizado com toneladas de cocaína nas costas da Europa, apesar de um elevado número deste tipo de embarcações ter vindo a ser detetado no Caribe.’ – refere Daniel Calparsoro, realizador. Paralelamente, a história humana por detrás do desafio de atravessar o Oceano Atlântico com num semi-submersível em fibra de vidro, sem espaço nem meios para enfrentar correntes, tentando escapar aos satélites e à polícia internacional, eleva a façanha aos grandes feitos do século passado.  Uma obra onde o passado e o futuro se unem, na forma de uma personagem, Nando, inspirada em eventos e pessoas reais. Uma história de ação, tensão e sobretudo sobre os limites do ser humano.’ – conclui o realizador. 

As Ficción Producciones mergulham nesta poderosa e ambiciosa história, que decorre na Galiza, reforçando o compromisso da companhia com os conteúdos locais de projeção internacional. Realizar este projeto com o Daniel e a Amazon Prime Video garante-nos os melhores resultados. A série será narrada em 4 episódios de 50 minutos, numa coprodução com a FORTA e RTP, liderada pela TGV’, acrescenta Mamen Quintas, produtora executiva de Operação Maré Negra

A nova série Amazon Exclusive terá 4 episódios de 50 minutos, com produção das Ficción Producciones (3 Caminos, Vivir sin Permiso), com Mamen Quintas e Julio Casal como produtores executivos, em parceria com a portuguesa Ukbar Filmes, e com coprodução da FORTA e RTP, liderada TGV. O argumento é de Patxi Amezcua (Sin Límites, Séptimo) com Natxo López (Perdida, Caronte, Vivir sin Permiso) e a realização de Daniel Calparsoro, Oskar Santos (Os favoritos de Midas, Hierro, Zipi y Zape y el Club de la Canica) e do português João Maia (VariaçõesCasos da vida, One-way Ticket).

Operação Maré Negra irá juntar-se aos milhares de séries e filmes disponíveis no catálogo Prime Video, incluindo séries Amazon Original, como o El Cid, A Lenda de Sérgio Ramos ou The Vineyard, êxitos internacionais como The Boys, One Night in Miami… Sound of Metal, Tom Clancy’s Jack Ryan, Upload e My Spy, e as vendedoras dos prémios Emmy Fleabag The Marvelous Mrs. Maisel, assim como produções exclusivas como Star Trek: Picard, American Gods Vikings; filmes como Coming 2 America, Sem Remorso e o filme vencedor do Globo de Ouro, Borat Subsequent Moviefilm.Todos disponíveis sem custos adicionais como parte da oferta Prime Video, que está disponível em mais de 240 países e territórios em todo o mundo (as ofertas e os títulos podem variar de acordo com o local).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados