Os 230 percorreram 2650 Km para mostrarem os 18 distritos portugueses em 18 episódios
Parceria Comunidade Cultura e Arte e Os 230.
Os 230 pretendem retratar Portugal continental e para isso lançam hoje o primeiro de dezoito episódios.
A ideia deste projecto passa ainda por mostrar um breve retrato das assimetrias e a forma como os cidadãos encaram a participação cívica. Em 18 dias percorreram 18 distritos de Portugal e percorreram ao todo 2657kms, muitas vozes foram ouvidas e visões e experiências partilhadas.
O primeiro episódio começa em Lisboa, mais propriamente no histórico Bairro de Alfama, com locais, imigrantes e emigrantes, trabalhadores e reformados, e segue para a Casa da democracia, com conversas e dinâmicas que juntaram deputados e eleitores de todas as idades. Daí partem simbolicamente para o restante território continental, numa campanha nacional de promoção da participação cívica.
A entrevista foi realizada por Francisco Cordeiro de Araújo, com realização de Tiago Guerreiro. Já a banda sonora foi da responsabilidade de Sabedoria de uma Cauda Lusitana, por Cristovão Brazete e André Carloto e o grafismo e a animação ficaram a cargo de Mariana Machado e Costa. A entrevista ainda contou com colaboradores no Distrito: Filipe Cruz, Irina Rosa, Inês Portas e Beatriz Couceiro.
A próxima paragem é Santarém.
Nota, em jeito de curiosidade: nestas últimas eleições autárquicas a taxa de abstenção do distrito de Lisboa foi de 52,73%, nas eleições de 2017 a taxa tinha sido de 51,33%.