Palma de Ouro e filmes aclamados no Festival de Cannes estreiam nos cinemas portugueses
“Gisaengchung“, ou em inglês “Parasite”, de Bong Joon-ho, vencedor da Palma de Ouro da 72.ª edição do Festival de Cannes, terá estreia em Portugal no último trimestre do ano, pela Alambique Filmes. O realizador de “Okja” (2017), “Snowpiercer” (2013) e “The Lost” (2006), figura emblemática do cinema coreano, regressa com um novo filme que explora os temas das desigualdades na sociedade e da complexa coexistência das classes.
A Alambique irá também levar às salas nacionais quatro filmes premiados e apresentados em competição oficial do Festival de Cannes:
“Les Misérables“, primeira longa-metragem de Ladj LY, vencedora do Prémio do Júri do festival, retrata as relações entre policia e moradores dos subúrbios em França.
“Little Joe“, o novo filme da realizadora austríaca Jessica Hausner (depois de “Lourdes” e “Amor Louco”), recebeu o Prémio de Interpretação Feminina para a actriz principal Emily Beecham.
“Il Traditor” do realizador italiano Marco Bellocchio explora um novo episódio da história do seu país com o retrato de Tommaso Buscetta, antigo membro arrependido da máfia.
“Matthias and Maxime” do realizador Xavier Dolan, premiado no festival pelos filmes “Mamã” e “Tão só o Fim do Mundo”, regressa com uma nova longa-metragem que explora os temas da amizade e da identidade.
A distribuidora adquiriu ainda recentemente os direitos do filme “Give Me Liberty” de Kirill Mikhanovsky, apresentado na Quinzena dos Realizadores.
Por fim, e para já, ainda não se sabem as datas de estreias do filmes.