“Parasitas”, de Bong Joon-ho, vai voltar aos cinemas e numa versão a preto e branco
O filme custou cerca de 11 milhões de dólares e já rendeu só com bilheteiras cerca de 136 milhões de dólares.
“Parasitas” (ler crítica) é um dos filmes mais marcantes de 2019. Quem o diz é a crítica e o público em geral. Bong Joon-ho tem também o seu filme nomeado para 5 Óscares: Melhor Realizador, Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Argumento Original e Melhor Design de Produção.
“Sinto-me como se estivesse em “Inception”. Logo logo irei acordar e perceber que tudo isto foi um sonho, que eu ainda estou no meio de “Parasitas”, e que o equipamento todo com problemas para funcionar. Vejo o camião de equipamentos a incendiar-se, e eu a gritar, mas neste momento tudo é incrível e estou feliz“, disse Bong Joon-ho sobre as nomeações que o seu filme teve para os Óscares.
Agora, o distribuidor NEON quer capitalizar a actual onda de bong-mania e, de acordo com o Deadline, o thriller de comédia de Bong Joon-ho vai voltar aos cinemas numa reedição. O cineasta sul coreano aprovou uma versão a preto e branco que estreará no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que acontece de 22 de Janeiro a 02 de Fevereiro, antes de estrear em Nova Iorque e Los Angeles.
Segundo a mesma fonte, Bong sempre quis fazer um filme monocromático inspirado no filme “Nosferatu”, de Friedrich Wilhelm Murnau, um dos seus filmes favoritos. Aparentemente, esta versão de “Parasitas” foi concebida antes da estreia em Cannes, e que a certa altura foi uma opção artística séria mas que acabou por cair por terra.
“Enquanto escrevia “Parasitas” tive tantas ideias que não as consegui colocar todas dentro do limite de tempo de apenas duas horas, e se tivesse mais tempo conseguiria ter posto tudo em prática. E é sobre isso que eu e o Adam vamos falar muito em breve“, disse Bong Joon-ho sobre a nova série baseada na lógica de “Parasitas”.
Por fim, ainda não há nenhuma informação se esta nova versão a preto e branco de “Parasitas” estreia nos cinemas portugueses.