“Patrick”, primeira longa-metragem de Gonçalo Waddington, estreia nos cinemas portugueses
“Patrick”, a primeira longa-metragem de Gonçalo Waddington como realizador aborda o rapto, o tráfico sexual de crianças, a pedofilia ou a desagregação familiar e os tremendos efeitos nefastos sobre as “suas” vítimas. O filme teve a sua estreia na 67.º edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em setembro de 2019, e chega esta semana aos cinemas nacionais.
“Patrick” conta a história de um jovem adulto (interpretado pelo actor luso-francês Hugo Fernandes) a viver em Paris, com o namorado mais velho. Gere um site de pornografia adolescente, o que o leva a ser preso após uma rusga numa festa. As autoridades descobrem-lhe a verdadeira identidade e Patrick é afinal Mário, um português raptado, no interior de Portugal, em 1999, com apenas 8 anos.
“Se alguém te diz que afinal não és este, mas és aquele, isso faz faísca. Ele sabe quem foi, mas viveu oito anos com uma identidade, depois mais 10 anos numa “Neverland”, não muito longe do raptor, que foi um pai e um protector; e depois, de repente, é devolvido à tua família.”, afirmou o realizador Gonçalo Waddington.
É-lhe dada a opção de voltar para a sua família e colaborar na investigação do desmantelamento de uma rede de pedofilia. Ao regressar a Portugal, Mário, tenta adaptar-se a uma nova realidade, mas é recebido com desconfiança. A mãe tem dificuldade em reconhecer o filho e em comunicar com ele e as suas duas identidades entram em conflito: a vida de festas, drogas e promiscuidade em Paris; e a sua nova vida rural, no seio de uma família destruída.
Com interpretações de Teresa Sobral, Alba Baptista, Carla Maciel, Adriano Carvalho, João Pedro Bénardad, Raphael Tschudi ou Miguel Herz-Kestranek, Waddington faz de “Patrick” um filme sobre a crise de identidade de um rapaz de 20 anos, que teve a sua infância arruinada. Quem é afinal ‘Patrick’ ou Mário que se apercebe que tem uma família em Portugal que nunca o esqueceu, mas que não sabe lidar com o seu passado?
O filme estreia dia 23 de Julho nos cinemas portugueses. Em simultâneo com estreia de “Patrick”, a Sony Music irá lançar digitalmente a Banda Sonora da autoria do músico e compositor Bruno Pernadas.