Peça “Class Enemy”, de Nigel Williams, estreia este fim-de-semana em Matosinhos

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, em Matosinhos, recebe a peça “Class Enemy”, do dramaturgo britânico Nigel Williams. A história baseia-se em seis rapazes de classes sociais pobres, na cave de uma escola, onde resistem a um sistema que sentem estar contra eles. A peça estará em exibição este sábado (dia 29, pelas 21h30, e domingo (dia 30), pelas 16h.
“Class Enemy” tem autoria do romancista, dramaturgo e guionista britânico Nigel Williams. Estreou em 1978, no Royal Court Theatre (Londres) e é uma peça que fala de um grupo de adolescentes deixados pelo caminho por parte do sistema de ensino público. Os jovens encontram-se em processo de marginalização, no mesmo passo expondo a desagregação do sistema escolar inglês no final dos anos 70, marcado pela emergência da cultura punk.
A peça transporta os subúrbios a Sul de Londres, no final da década de 70, para uma cidade (indefinida) em Portugal nos dias de hoje. Ao mesmo tempo agressores e vítimas, seis rapazes barricam-se numa cave de uma escola como forma de resistência a um sistema, que acreditam que está contra eles.
Acabam por construir uma “fortaleza”, com uma ordenação de poderes desequilibrada e tendo a desigualdade e a violência como ponto de partida – que é a única linguagem que conhecem.
A peça consiste num texto lírico. Uma obra punk. Uma linguagem crua, onde não há (ainda) vencedores.
Os bilhetes estão disponíveis aqui.
Conteúdo patrocinado por Arraial PR.