Peça “Class Enemy”, de Nigel Williams, estreia este fim-de-semana em Matosinhos

por Conteúdo Patrocinado,    25 Março, 2025
Peça “Class Enemy”, de Nigel Williams, estreia este fim-de-semana em Matosinhos
DR

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, em Matosinhos, recebe a peça “Class Enemy”, do dramaturgo britânico Nigel Williams. A história baseia-se em seis rapazes de classes sociais pobres, na cave de uma escola, onde resistem a um sistema que sentem estar contra eles. A peça estará em exibição este sábado (dia 29, pelas 21h30, e domingo (dia 30), pelas 16h.

“Class Enemy” tem autoria do romancista, dramaturgo e guionista britânico Nigel Williams. Estreou em 1978, no Royal Court Theatre (Londres) e é uma peça que fala de um grupo de adolescentes deixados pelo caminho por parte do sistema de ensino público. Os jovens encontram-se em processo de marginalização, no mesmo passo expondo a desagregação do sistema escolar inglês no final dos anos 70, marcado pela emergência da cultura punk.

A peça transporta os subúrbios a Sul de Londres, no final da década de 70, para uma cidade (indefinida) em Portugal nos dias de hoje. Ao mesmo tempo agressores e vítimas, seis rapazes barricam-se numa cave de uma escola como forma de resistência a um sistema, que acreditam que está contra eles.

Acabam por construir uma “fortaleza”, com uma ordenação de poderes desequilibrada e tendo a desigualdade e a violência como ponto de partida – que é a única linguagem que conhecem.

A peça consiste num texto lírico. Uma obra punk. Uma linguagem crua, onde não há (ainda) vencedores.

Os bilhetes estão disponíveis aqui.

Conteúdo patrocinado por Arraial PR.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.