Pink Floyd (sem Roger Waters) criam primeira música em 28 anos e é de apoio ao povo ucraniano

por Comunidade Cultura e Arte,    8 Abril, 2022
Pink Floyd (sem Roger Waters) criam primeira música em 28 anos e é de apoio ao povo ucraniano
DR

As receitas obtidas com esta canção serão doadas ao “Ukraine Humanitarian Relief Fund”.

Os Pink Floyd lançam hoje, dia 8, uma nova música e em apoio ao povo ucraniano. Intitulada “Hey Hey Rise Up” esta é a primeira nova música original que os Pink Floyd gravam juntos, enquanto banda, mas sem Roger Waters, desde “The Division Bell” lançado em 1994.

O tema traz David Gilmour e Nick Mason acompanhados pelo baixista de longa data dos Pink Floyd Guy Pratt e Nitin Sawhney nos teclados, Andriy Khlyvnyuk, vocalista da banda ucraniana Boombox, também entra nesta nova música e é parte chave da mesma.

A música, gravada na última quarta-feira, 30 de março, usa a voz de Andriy retirada de um post do seu Instagram onde se vê e ouve Andriy a cantar na Praça Sofiyskaya de Kiev. A música em si, “The Red Viburnum In The Meadow”, é “uma canção de protesto ucraniana escrita durante a primeira guerra mundial que foi adotada em todo o mundo como bandeira de protesto contra a invasão da Ucrânia.”, pode ler-se num comunicado da Warner enviado para a nossa redação.

O guitarrista dos Pink Floyd, que tem nora e netos ucranianos, diz ainda no mesmo texto que: “Nós, como tantos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país independente, democrático e pacífico ser invadido e tendo o seu povo assassinado por uma das maiores potências mundiais.”, afirma o artista.

Capa do single

Gilmour explica ainda como conheceu Andriy e a sua banda Boombox: “Em 2015, toquei em Londres para apoiar o Teatro Livre da Bielorrússia, cujos membros tinham sido detidos. As Pussy Riot e a banda ucraniana Boombox também estavam no cartaz. Os Boombox deveriam dar um concerto, mas o cantor teve problemas com o visto e o resto da banda acabou por tocar comigo. Dedicámos “Wish You Were Here” ao Andriy nessa noite. Mais recentemente, li que o Andriy tinha acabado uma digressão nos EUA e regressado à Ucrânia para integrar as forças de defesa territoriais. Vi um vídeo incrível no Instagram em que ele está numa praça em Kiev, com uma igreja lindíssima como pano de fundo, a cantar no silêncio da cidade, sem tráfego ou ruídos de fundo. Foi um momento poderoso que quis, desde logo, transformar em música”, explicou no mesmo comunicado.

Enquanto compunha a música, David Gilmour conseguiu falar por telefone com Andriy, que estava hospitalizado em Kiev a recuperar de um ferimento provocado por um estilhaço de morteiro: “Toquei um bocadinho da canção pelo telefone e ele deu-me a sua bênção. Esperamos fazer algo juntos no futuro.”, afirmou o artista inglês.

A capa do single apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, do artista cubano Yosan Leon. Esta imagem é uma referência direta à mulher que foi filmada para uma reportagem que deu a volta ao mundo dando sementes de girassol aos soldados russos enquanto lhes dizia para eles as colocarem nos bolsos para que, quando morrerem, os girassóis crescessem.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados