Pintora Graça Morais distinguida como “Personalidade do Norte” pelo seu “relevante e singular legado artístico e cultural”
CCDR-NORTE distingue Graça Morais como “Personalidade do Norte 2022”.
Pelo seu génio criador profundamente arraigado às suas origens nortenhas, e o seu indelével contributo no desenvolvimento das Artes e da Cultura, a CCDR-NORTE distingue a pintora Graça Morais esta quarta-feira, 30 de novembro, como “Personalidade do Norte 2022”.
A distinção terá lugar no contexto do 2.º Fórum Autárquico da Região Norte, em Viana do Castelo. Em 2021, na primeira edição do evento, a personalidade distinguida foi o arquiteto Siza Vieira.
O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, sublinha o “relevante e singular legado artístico e cultural da artista, profundamente arraigado às suas raízes transmontanas e, simultaneamente, universalista”.
No filme de apresentação da distinção, a CCDR-NORTE destaca o “telurismo mágico transmontano” de Graça Morais, “telurismo que é a porta franqueada para um universalismo que reflete sobre a existência e as suas contradições – a condição humana e, em particular, a feminina”.
O prémio que será entregue é constituído por uma peça escultória da autoria de Cristina Massena, arquiteta da “Escola do Porto”, produzida pelo “Done Lab” da Universidade do Minho e da BOSCH, em Guimarães, com recurso a tecnologia de manufatura aditiva avançada.