Podcast “Ponto Final, Parágrafo” de regresso com novos convidados e maior representatividade

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Outubro, 2021
Podcast “Ponto Final, Parágrafo” de regresso com novos convidados e maior representatividade
Magda Cruz no estúdio da ESCS FM (Foto: Gustavo Carvalho)
PUB

O podcast de literatura “Ponto Final, Parágrafo” regressa para uma nova temporada. Magda Cruz vai contar com novas pessoas convidadas para falar de livros, a sociedade e a vida. A grande aposta desta temporada é ter mais representatividade. 

Com um novo episódio agendado para 3 de novembro, às 20h em todas as plataformas de áudio, o podcast de literatura da rádio estudantil ESCS FM, e em parceria com a Comunidade Cultura e Arte, vai ter como primeira convidada Diana Duarte, num episódio comemorativo que foi gravado ao vivo. “Admiro a Diana desde que a vi entrevistar o Rui Sinel de Cordes um ano antes de eu entrar no mesmo curso que ela frequentou. Segui o percurso dela até agora, em que a podemos ouvir quase todos os dias na rádio. Faz todo o sentido o episódio 50 ser com tamanha comunicadora e leitora”, revela Magda Cruz. 

O episódio 50, com Diana Duarte, foi gravado ao vivo na ESCS (Foto: Gustavo Carvalho)

Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e jornalista na rádio TSF, Magda estima que esta quarta temporada tenha 12 novos episódios principais, ou seja, entrevistas que andam à volta de três livros que marcaram o/a convidado/a. “Teremos nesta temporada um reforço dos episódios bónus, disponíveis na plataforma Kobo+e_LeYa, bem como o regresso das crónicas áudio. O aumento dos conteúdos que produzo só é possível através da contribuição mensal de ouvintes no Patreon. É a eles que se deve agradecer o facto de haver cada vez mais conteúdos de literatura para ouvir”. Mas não há só conteúdos para ouvir. O podcast tem uma newsletter semanal, que conta com quase 30 edições. Para quem quer começar a conhecer o podcast, assinar a newsletter semanal é uma boa forma de ter uma ideia do que é o podcast e de estar a par do mundo da literatura. 

As contribuições no Patreon começam nos 2€ por mês e as vantagens aumentam nos níveis seguintes de contribuição – todas descritas no site do Patreon do Ponto Final, Parágrafo. “Todas as pessoas que contribuem no Patreon têm acesso prioritário a informações sobre o podcast e habilitam-se todos os meses a ganhar um de três exemplares de um livro escolhido por elas, do grupo LeYa”, esclarece Magda.  

As pessoas convidadas para o podcast são reveladas antecipadamente aos patronos do podcast, que podem sugerir perguntas para elas, participando ativamente na comunidade do Ponto Final, Parágrafo.

O segundo episódio desta nova temporada é com Carlos Reis, professor jubilado, destacado queirosiano e Comissário para o centenário de José Saramago, e estará disponível dia 16 de novembro – data dos 99 anos de Saramago e início oficial das celebrações do centenário. “Não podia deixar passar a data do centenário de um dos meus autores portugueses favoritos. É também um interesse dos meus ouvintes. Vamos ter mais conteúdos à volta do nosso Nobel de Literatura durante o centenário, como leituras de excertos de livros”, diz à CCA Magda Cruz, que produz e apresenta o podcast há três anos. 

O episódio 51 vai ser dedicado a Saramago, com Carlos Reis (Fotos: Gustavo Carvalho)

Sobre quem vão ser as restantes vozes convidadas esta temporada, Magda até queria revelar uma lista maior, mas explica que o que tem é um caderno com cerca de 70 nomes de pessoas com quem gostava de falar. “A lista de convidados vai mudando. Tenho uma ordem preferencial, mas há fatores como tempo de que preciso para ler a obra de um autor ou autora, relevância atual e até, claro, a disponibilidade da pessoa convidada, que afetam a ordem dos episódios”. 

Apesar de no podcast já ter tantas mulheres convidadas como homens, Magda garante que o podcast vai ser ainda mais representativo: “Vou fazer melhorias ao nível de representatividade etária, ou seja, equilibrar vozes jovens e vozes mais maduras, trazendo várias perspetivas e ângulos ao podcast. Depois, acho igualmente importante ter convidados de várias partes de Portugal e esta temporada decorrerá com a promessa de diversificar geografias. O objetivo é o Ponto Final, Parágrafo ser o mais representativo possível. Isto porque acredito que todas as pessoas têm algo a dizer, a ensinar às outras, e não são as diferenças físicas que vão ser barreiras a essa partilha. Afinal, os livros unem-nos. Emprestamos um livro ou vamos a um clube do livro porque ansiamos a partilha”.

Uma novidade do podcast está no guião dos episódios: “Inspirada por um livro da jornalista Ana Araújo, «Primeira Pessoa do Singular», introduzi uma pergunta que será igual em todos os episódios. A pergunta é «Que livro gostava de ter escrito?», que é uma pergunta aberta de propósito. A pessoa convidada tanto pode responder com um livro já escrito na história da literatura e que gostava de ter escrito ou com um futuro livro que tem na gaveta e com o qual não avançou”, explica Magda. Esta pergunta estará no final de cada episódio do podcast, mas também vai estar nas redes sociais do programa, em vídeo. 

Os episódios são quinzenais, com início a 3 de setembro. Há já 49 episódios disponíveis nas plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, bem como Kobo+e_LeYa

O Ponto Final, Parágrafo foi criado por Magda Cruz em 2018 enquanto aluna de Jornalismo e membro da rádio estudantil ESCS FM. É dos podcasts mais ouvidos nas suas categorias: artes e livros, em Portugal e no estrangeiro. Consiste em entrevistas a amantes da literatura, tendo os livros como pretexto para falar dos detalhes da vida. Esteve nomeado dois anos consecutivos para os Prémios Podes, na categoria Universidades, em 2019, e na categoria de Melhor podcast de informação e educação, em 2020. Os nomeados para a edição de 2021 ainda não foram revelados.

Já passaram pelo podcast escritores como Afonso Cruz, Nelson Nunes e Afonso Reis Cabral; poetas como Gonçalo Câmara, Pedro Mexia e Sónia Balacó; editores como Carlos Vaz Marques e José Ribeiro da mítica Ulmeiro; jornalistas como Tiago Carrasco, Ruben Martins, Marco António e Francisco Sena Santos; artistas como Clara Não, Carolina Picoito Pinto e João André; bons comunicadores como Pedro Freitas (o Poeta da Cidade), Francisco Geraldes, Rita da Nova e Joana Miranda.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados