Podcast Sofá. Liveshow especial de aniversário com #Casadocais

por Sofá,    19 Março, 2020
Podcast Sofá. Liveshow especial de aniversário com #Casadocais
PUB

No dia 6 de março, o Sofá Podcast celebrou o seu 1º aniversário. Apenas com um ano de existência, o Sofá conquistou o prémio de melhor podcast universitário nos prémios PODES e também viajou com as suas opiniões para outros lugares do país. A festa aconteceu em Lisboa com o elenco da série #CasadoCais.

Para comemorar o grande dia, as quatro residentes do Sofá – Inês, Larissa, Diana e Mafalda, convidaram o elenco da Casa do Cais e todos os fãs e ouvintes para visitar uma das grandes divisões da sua casa, o Auditório Vítor Macieira na Escola Superior de Comunicação Social.

Com direito de assistir à antestreia do 8º episódio da série mais controversa da RTP Play, a atmosfera que se viveu naquele auditório foi energética e bastante divertida. Essa mesma energia manteve-se presente durante o liveshow e ideal para a estreia da nova rubrica: os Prémios Olga.

Neste episódio, o Sofá não teve apenas lugar para mais um, mas sim para mais quatro convidados. Kiko is Hot (Jay), Peperan (Ema), Helena Correia (Beatriz) e André Mariño (Alex) contaram-nos um pouco de tudo: desde a criação da série, às cenas mais engraçadas e reais que gravaram para o ecrã até às reações aos comentários negativos sobre a #casadocais.

Ana Correia, realizadora e editora, explicou-nos como se inspirou para a criação da série: “Nós tínhamos uma casa, mesmo no Cais. Eu (Peperan) vivia com a Helena e a Soraia. No entanto, a Helena não sabia que nós éramos youtubers e ela achava-nos mais engraçados na vida real do que nos vídeos. Disse-nos que era giro pormos go-pros espalhadas pelos cantos da casa”. O pensamento da Helena ganhou forma, quando a youtuber se inscreveu numa consulta de conteúdos da RTP com a ideia de fazer uma série baseada na amizade entre os cinco jovens.

“O que se vivia naquela casa era fantástico. Era quase um espaço seguro para todos os nossos amigos, a maior parte deles LGBT. Era uma casa onde se julgava muito pouco e contavam-se muitas histórias pessoais. E nós tentamos passar um pouco disso cá para fora”, afirmou a realizadora.

Tal como o elenco nos tem habituado através do seu canal no youtube, o Sofá também fez um jogo com os atores. Numa versão diferente do conhecido Verdade ou Consequência, a #casadocais teve de deixar as suas decisões nas palmas e gritos do público. Uma das consequências resultou num tweet que está no perfil de Ana Correia.

Mas no liveshow também houve espaço para temas mais sérios. Falou-se também sobre o que é que cada um aprendeu com a sua personagem e quais foram os desafios que tiveram ao realizar a série.

André Mariño revelou que o processo de produção e escrita foi o que lhe custou mais. Estar fechado numa sala durante muitas horas foi bastante exaustivo para o ator e DJ. Já para o Kiko, o maior desafio está na responsabilidade e na forma como contam as suas histórias: “Para mim, a maior dificuldade está na responsabilidade que temos. Se houver uma terceira temporada, para nós, é importante retratar assuntos que ainda não abordamos. Como estamos dentro de uma comunidade, parece que temos um certo dever e obrigação de falarmos sobre alguns assuntos”.

Estes foram alguns dos momentos do Liveshow de aniversário do Sofá Podcast. Se quiseres ouvir na íntegra, podes encontrar o episódio no Spotify, Apple Podcast e Mixcloud. Em nome do Sofá, queremos agradecer à #casadocais, à AEESCS, à ESCSFM, ao númerof e todos aqueles que estiveram presentes.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados