Podcast Sofá. “You”: só se estraga uma casa

por Sofá,    22 Janeiro, 2020
Podcast Sofá. “You”: só se estraga uma casa
PUB

Depois de Joe demonstrar a sua verdadeira obsessão por Beck, a segunda temporada de You desvendou mais um stalker que, desta vez, Joe não estava à espera. Ao estrear cinco dias antes do começo de 2020, “You” foi a 5.ª série mais vista na Netflix no ano passado. Neste episódio do Sofá, a Inês Martins e a Mafalda Domingues mergulham na personalidade de Joe Goldberg enquanto tentam construir o puzzle da vida do stalker.

“(…) Nunca pensei que Penn Badgley continuasse a fazer o papel de louco da internet. Ele fez tão bem em “Gossip Girl” e continuou agora em “You”. Até parece que as duas personagens são parentes!”, disse a Mafalda neste episódio do sofá. Foram estes dois papéis que levaram o ator Penn Badgley a permanecer nas luzes da fama. Para o ator, ser um stalker nos ecrãs já é um hábito. Segundo a Business Insider, Penn Badgley chegou a admitir que, para ele, Joe Goldberg é um seguimento de Dan Humphrey, a pessoa mais misteriosa de Gossip Girl.

“You”

Seis anos depois da elite mais famosa de Manhattan ter dito adeus aos ecrãs, a forma de perseguir pessoas também se adaptou às novas tecnologias e Penn Badgley superou as suas técnicas em “You”. Com duas temporadas, “You” mostra os dois lados de Joe Goldberg.

Na 1.ª temporada, Joe apresenta-nos a sua verdadeira essência: é um homem discreto, mas capaz de manipular as pessoas que o rodeiam e especialmente Guinevere Beck, a sua paixão platónica. Este rapaz, que é um apaixonado por livros, tenta conhecer ao pormenor Beck, a rapariga loira que aparece na livraria onde Joe trabalha. Ao vasculhar o seu perfil nas redes sociais, Joe fantasia-se inúmeras vezes com Beck, tornando esta temporada mais apaixonante e erótica.

Durante dez episódios, Joe consegue controlar totalmente Beck e também o seu círculo de amigos. Esta capacidade de dominar desaparece na 2.º temporada. O stalker da Netflix muda-se para Los Angeles e conhece a nova paixão, Love Quinn. Com esta nova aquisição, Joe tenta deixar os seus hábitos no passado e algo inesperado acontece. Depois de se apaixonar verdadeiramente, Joe prova o seu veneno ao descobrir que Love é tão maníaca e obcecada quanto ele.

Porém, não é apenas Joe Goldberg o único a ser colocado à prova. Na 2.ª temporada, o espectador também é testado. São mostrados mais capítulos sobre a infância do stalker que explicam o porquê da sua maldade e obsessão. Isto faz com que os espectadores ganhem uma empatia pelo Joe, sendo que muitos chegam inclusive a torcer por ele.

A 3.ª temporada de “You” já está confirmada e com o desenrolar da história entre Love e Joe, muitas questões ficaram por responder. Tudo indica que a próxima vítima é a vizinha do casal louco. Será que a chama entre Joe e Love continuará ou a vizinha a irá apagar?

No episódio do Sofá – podcast da ESCS FM em parceria com a Comunidade Cultura e Arte -, a Inês Martins e a Mafalda Domingues refletem todo o percurso do Joe Goldberg até agora. Comparam alguns pormenores do argumento da série “You” com o livro que originou a série e deixam os seus palpites sobre a próxima temporada.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados