Pombal estende pela primeira vez festival de teatro às 13 freguesias do concelho

por Lusa,    19 Fevereiro, 2025
Pombal estende pela primeira vez festival de teatro às 13 freguesias do concelho
Fotografia de Rob Laughter / Unsplash
PUB

Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março. 

“Pela primeira vez, em 50 anos de democracia, vamos ter um festival de teatro que vai a todas as freguesias do nosso concelho. É notável, diferenciador e inovador”, realçou o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, na apresentação da programação.

O festival é uma coorganização do município de Pombal e do Teatro Amador de Pombal (TAP) e, segundo o autarca, “demonstra bem a preocupação de criar condições para que a cultura vá ter com as pessoas”.
Para Pedro Pimpão, é importante ter uma dinâmica de programação que “não esteja só numa posição passiva, mas que seja proativa para levar a cultura aos territórios”.

“Temos 600 km quadrados de área e temos de ter a preocupação de levar o teatro a todas as freguesias”, frisou o presidente da autarquia.

Também para Humberto Pinto, ator e responsável do TAP, o gesto de chegar a todas as freguesias de Pombal é significativo.

“Levar o teatro às freguesias dá-nos muito prazer, porque o público tem aderido bastante”, disse, referindo-se a edições anteriores do festival.

O Festival de Teatro de Pombal, que contempla 11 espetáculos em escolas, começa no dia 07 de março, com “J elevado a 2”, do TAP, no Auditório Municipal de Pombal. Nesse dia, a Historioscópio leva “O caminho do burro” à freguesia das Meirinhas.

“A grande fantochada”, de Hugo van der Ding, sobe ao palco do Teatro-Cine de Pombal a 08 de março, dia em que “O caminho do burro” chega a Albergaria dos Doze e à Mata Mourisca. A Historioscópio leva o mesmo espetáculo à Guia no dia 09 de março. 

O TAP apresenta “J elevado a 2” na freguesia da Ilha, no dia 14 de março, enquanto Zé Mágico revela “Projeto Meta Magic” no Teatro-Cine, no dia 15.

António Jorge Gonçalves desenha ao vivo a história “O convidador de pirilampo”, em sessão dupla no Teatro-Cine, no dia 19 de março.

O Peripécia Teatro repõe a histórica peça “Ibéria” em Pombal a 22 de março, enquanto Adrián Conde leva “Le Petite Caravane” à Redinha nesse dia, seguindo com o mesmo espetáculo sobre rodas até Almagreira no dia 23, Abiúl no dia 24, Pelariga no dia 25, Vila Cã no dia 26, e Carnide no dia 27.

Ainda a 23 de março, o festival convida a Partículas Elementares a mostrar a premiada produção “Ninho” em Pombal, enquanto o TAP leva a peça “Luz” a Vermoil.

A Partículas Elementares também leva até às freguesias de Pombal “Eu quero a Lua!”, no dia 24 em Santiago de Litém, no dia 25 a Vieirinhos, no dia 26 ao Carriço e Moita do Boi, e no dia 27 ao Louriçal.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.