“Príncipes do Nada” dedica a nova temporada aos refugiados
Com Catarina Furtado iremos conhecer a realidade de quem tenta recomeçar do zero, sem nada. As histórias de quem vive em condições indignas, o seu passado e os desejos para o futuro.
No primeiro episódio da nova temporada, Catarina Furtado visita o Campo de Moria, o maior campo de refugiados da Europa onde atualmente está interdita a entrada de jornalistas. Fica localizado na ilha grega de Lesbos e acolhe 22 mil refugiados, tendo sido construído apenas para 3 mil. Acompanhamos o trabalho da voluntária portuguesa Fabiana Faria na ONG Fenix, bem como os projetos das ONG´s Médicos Sem Fronteiras e Movement on the Ground, que combatem as condições desumanas que têm levado cada vez mais crianças a tentar o suicídio.
De seguida viajamos até ao Campo Kutupalong, considerado o maior do mundo, no Bangladesh, onde o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) apoia jovens mães rohingyas (população muçulmana que está a sofrer um verdadeiro genocídio por parte do exército do país onde nasceu, Myanmar, maioritariamente budista). É o caso de Parvir, que sofreu um casamento precoce e enfrenta agora uma gravidez adolescente. Vamos conhecer a sua história.
Podes ver aqui o primeiro episódio.