Prosa no Ar. Gente Ansiosa
Durante o mês de novembro, o Prosa no Ar leu Gente Ansiosa, de Fredrik Backman. Depois de sucessos como Um Homem Chamado Ove, A Minha Avó pede Desculpa, Britt-Marie Esteve Aqui e Beartown, Backman surpreende com mais uma livro cativante, com personagens caricatas, sarcasmo e um enredo de tirar o fôlego.
Gente Ansiosa conta a história de um drama de reféns. Na véspera da passagem de ano, alguém decide assaltar um banco sem dinheiro, acabando por fazer cativos um grupo interessante de pessoas que se encontrava a ver uma casa para venda. Acontece que essas pessoas se tornam os piores reféns do mundo.
Nesse dia, o Ladrão de Bancos mantém cativos Zara, uma gestora de banco com pensamentos suicidas, Anna-Lena e Rogger, um casal de reformados viciados no IKEA, Julia e Ro, um casal de jovens mulheres muito diferentes uma da outra e à espera do primeiro filho, Estelle, uma simpática senhora com quase noventa anos, e ainda, claro está, a agente imobiliária. À investigação juntam-se Jack e Jim, dois polícias com uma história em comum, mas que também têm as suas diferenças.
Fredrik Backman consegue, com uma história tão simples (mas ao mesmo tempo tão complexa), fazer o leitor apaixonar-se por estas personagens tão diferentes umas das outras. Os reféns, os polícias e mesmo quem roubou o banco são tal e qual como nós: têm qualidades e defeitos, cometeram erros, mas também proezas e, acima de tudo, são uns perfeitos idiotas. As ligações existentes entre todas as personagens são de aquecer (ou de partir) o coração a qualquer pessoa.
Algo a realçar nas obras de Backman (e Gente Ansiosa não é exceção!) é a escrita fora do comum e a maneira como o autor conta as suas histórias. O enredo vai aproximando cada vez mais o leitor das personagens, fazendo com que conheça um pouco mais da história de cada um conforme vai virando as páginas. O humor também está muito presente no livro, apesar de serem abordados assuntos mais complexos, como a saúde mental, o suicídio ou mesmo o alcoolismo.
É com mestria que é usado esse humor, nunca desmerecendo os assuntos abordados, muito pelo contrário. Gente Ansiosa é um excelente livro sobre saúde mental, mas é muito mais que isso. É um livro sobre pessoas normais, sobre descoberta, sobre superação, sobre viver no passado, sobre más escolhas e sobre saber assumir os erros.
Assim, o segundo livro da nova temporada do Prosa no Ar tem todos os ingredientes para fazer com que o leitor se apaixone, se emocione e também reflita sobre a vida. Fredrik Backman concebeu, com algum exagero e sarcasmo à mistura, um espelho da nossa realidade. Gente Ansiosa preza os seus leitores com uma mensagem de esperança, convidando-os a abraçar a vida, a seguir em frente e a sair da sua zona de conforto.
Texto de Mariana Louro.