Provedora do Telespectador da RTP recebe mais de 1.000 queixas sobre entrevista ao PCP

por Lusa,    26 Março, 2025
Provedora do Telespectador da RTP recebe mais de 1.000 queixas sobre entrevista ao PCP
DR

A Provedora do Telespectador disse hoje à Lusa que recebeu mais de 1.000 queixas sobre a entrevista conduzida pelo jornalista da RTP José Rodrigues dos Santos ao secretário-geral do PCP na segunda-feira.

Contactada pela Lusa sobre o tema, Ana Sousa Dias disse que tinha recebido “mais de 1.000 queixas” e que se encontrava a analisar o assunto, bem como a série de entrevistas onde se enquadra a que foi dada por Paulo Raimundo à RTP.

Fonte oficial da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) adiantou na terça-feira à Lusa que tinha recebido até aquela data “meia centena de participações sobre a entrevista do secretário-geral do PC no Telejornal de 24 de março.

As participações “serão apreciadas pelos serviços da entidade, nos termos previstos nos seus Estatutos”, adiantou a mesma fonte, referindo que “quando houver uma decisão a respeito das mesmas, a ERC procederá, como habitualmente, à divulgação pública no seu sítio eletrónico”.

O PCP detalhou na terça-feira que iria apresentar queixas junto da ERC, da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) devido à condução da entrevista na RTP ao secretário-geral do partido.

Na segunda-feira, o Partido Comunista tinha avançado que iria acionar “todos os meios legais” contra a RTP, denunciando que foi alvo de provocação durante uma entrevista da estação pública ao secretário-geral do partido, segundo uma publicação na rede social X.

O secretário-geral do PCP foi entrevistado na segunda-feira à noite no Telejornal, no âmbito das eleições legislativas antecipadas, que vão decorrer em maio.

Durante a entrevista, Paulo Raimundo foi questionado várias vezes sobre a posição do PCP sobre a invasão da Rússia à Ucrânia, tendo sido este o tema ao longo dos cerca de dez minutos da entrevista.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que as eleições legislativas antecipadas vão realizar-se em 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo AD, que viu a sua moção de confiança chumbada no parlamento.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.