Quatro filmes com produção portuguesa passam em abril em festival nos EUA

por Lusa,    27 Março, 2025
Quatro filmes com produção portuguesa passam em abril em festival nos EUA
“Fragmented”

Quatro filmes portugueses, ou com coprodução nacional, entre os quais “Fragmented” e “A menina com os olhos ocupados”, vão estar em abril no Festival Internacional de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos.

Da programação anunciada para 68.ª edição do festival faz parte o documentário “Fragmented”, uma curta-metragem de produção entre Portugal, Palestina e Reino Unido correalizada pela jornalista portuguesa Balolas Carvalho e pela realizadora jordana Tanya Marar.

O filme “é um retrato de Qassem Ali, um jornalista forçado a fugir de Gaza, confrontado com o trauma do exílio, a sobrevivência longe da sua terra e a memória de uma vida interrompida. […] Este filme é um gesto de solidariedade, resistência e memória”, explicou a jornalista em nota de imprensa enviada à Lusa.

Em São Francisco estarão ainda duas outras curtas-metragens portuguesas, que têm já feito um percurso por festivais.

São elas “A menina com os olhos ocupados”, animação de André Carrilho a partir de um livro ilustrado homónimo, pensado para a infância, e “Bad for a moment”, de Daniel Soares, que aborda, através da ficção, questões sociais sobre habitação e a vida nas cidades e que recebeu uma menção especial em 2024 em Cannes.

A estes filmes junta-se ainda a longa-metragem “Manas”, da realizadora brasileira Marianna Brennand e coproduzido por Portugal.

Premiado no programa “Dias dos Autores”, paralelo ao festival de Veneza 2024, “Manas” é a primeira longa-metragem de ficção de Marianna Brennand e resulta de uma década de investigação sobre abusos sexuais e exploração e crianças e adolescentes na Ilha do Marajó, na Amazónia.

O 68.º Festival Internacional de Cinema de São Francisco está marcado de 17 a 27 de abril.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.