Quatros filmes restaurados de Éric Rohmer são exibidos nos cinemas portugueses
Os filmes de Éric Rohmer (sabe mais sobre o realizador) estão de volta ao grande ecrã nos cinemas nacionais. “Conte de printemps” (1990), “Conte d’hiver” (1992), “Conte d’eté” (1996) e “Conte d’automne” (1998) são o novo lote de cópias restauradas a serem exibidas.
A Leopardo Filmes adquiriu, em 2020, um conjunto de filmes da autoria do cineasta Éric Rohmer, um dos grandes nomes da Nouvelle Vague francesa. Ao todo foram compradas 20 longas-metragens do realizador francês que estão a estrear de forma faseada nos cinemas nacionais. Depois serão editados posteriormente em DVD.
Estas cópias restauradas estreiam a partir de 31 de Março, no Cinema Medeia Nimas, em Lisboa, e no Teatro Campo Alegre, no Porto. Depois, serão exibidos posteriormente no Cinema Charlot, em Setúbal; no Theatro Circo de Braga; no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra; e no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, entre outros.
“Passou por autor, professor e até jornalista, chegando ao cinema tarde em relação a cineastas como Jean-Luc Godard ou François Truffaut, permanecendo mais tempo como crítico de cinema na célebre revista “Cahiers du cinéma” até chegar à realização.”, pode ler-se num artigo de Lucas Brandão sobre Éric Rohmer.
Na Filmin Portugal também já é possível ver os filmes que foram exibidos anteriormente nos cinemas e são eles: “O Amigo da Minha Amiga” (1987), “O Raio Verde” (1986), “Noites de Lua Cheia” (1984), “Pauline na Praia” (1983), “O Bom Casamento” (1982), “A Mulher do Aviador” (1981), “O Amor às 3 da Tarde” (1972), “O Joelho de Claire” (1970), “A Minha Noite em Casa de Maud” (1969), “A Coleccionadora” (1967) e “O Signo do Leão” (1959).