RE7: a exposição temporária num edifício em mudança
Já foi um banco, já foi uma fábrica de start-ups, será um condomínio. Mais um, dirão muitos, mas neste bailado de metamorfoses tão característico das grandes cidades, o edifício na rua Rodrigo da Fonseca n.º 11 irá inscrever na sua história os 7 dias em que foi uma galeria de arte.
Durante 7 dias, de 25 a 31 de Julho, os 7 andares do prédio-outrora-banco-outrora-fábrica-de-startups revestem-se de 7 artes, como vídeo, joalharia, fotografia, pintura ou artes performativas de jovens talentos e de talentos consagrados. Sendo todas as instalações meritórias de destaque, queremos realçar os retratos de Marlene Teixeira, as delicadas peças de joalharia das artistas portuguesa Mariana Machado e de Inês Henriques nos chamaram a atenção pelo pormenor e beleza. Também a arte da azulejaria não foi deixada de fora, com Isabel Colher, que foi aluna do mestre Querubim Lapa, com uma pequena amostra de azulejos.
Num piso dedicado à fotografia temos Theo Gould, inglês residente em Portugal, com impressionantes retratos de cubanos; temos Bruno Tomaz Costa que, pela câmara do telemóvel, tira aquelas fotos que sempre quisemos tirar e nunca conseguimos. Temos fotografias do edifício nos entretantos da sua mudança, temos imagens de Paulo Roberto e da sua Trilogia de Nova Iorque, temos memórias.
São estes e muitos outros motivos que fazem com que a visita a esta exposição temporária seja bastante gratificante e poderá ser vista gratuitamente até dia 31 de Julho, das 14 às 19h, na Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 11 – The Nest.