Realizadora experimental Su Friedrich alvo de retrospetiva no cineclube do Canal 180
O Canal 180 tem-se estabelecido como uma referência na difusão de artistas nacionais e internacionais, garantindo-lhes uma visibilidade que de outra forma não teriam. Na área do cinema, o Cineclube é uma sessão de cinema que decorre todas as quartas-feiras, apresentando filmes novos e diversos dentro do documentário e cinema experimental. A programação do Cineclube iniciou em janeiro de 2021 e já contou com retrospectivas de Rodolfo Pimenta e Joana Torgal, Nelson Zina, Chloé Galibert-Laîne, Sophy Romvari, entre outros.
No mês de maio, depois da retrospetiva da artista venezuelana Valentina Alvarado Matos em abril, o Canal180 exibirá o trabalho de Su Friedrich, realizadora norte-americana reconhecida no campo do cinema experimental nova-iorquino. O programa é composto por 5 dos seus melhores filmes, começando por “Hide and Seek” (1996), um ensaio ficcionalizado sobre o amadurecimento lésbico de uma jovem nos Estados Unidos nos anos 60, passando por “Rules of the Road” (1993) e seguido de “The Ties That Bind” (1985), uma reconstrução da vida da mãe da realizadora na Alemanha nazi, antes de se mudar para os Estados Unidos.
“I Cannot Tell You How I Feel” (2016), retoma o tema da mãe, desta vez focado numa reflexão sobre a morte e o envelhecimento, e “Sink or Swim” (1990) finaliza a retrospectiva, sendo a sua obra mais aclamada — com a sua marca autobiográfica —, um filme sobre a memória e a relação tumultuosa entre um pai e uma filha. Su Friedrich realizou 23 filmes e vídeos desde o início da carreira em 1978 e o seu trabalho foi exibido em inúmeros museus e festivais de cinema, incluindo no Museu de Arte Moderna (MoMa) em 2007. Ao longo de todas as quartas-feiras do mês de maio (às 22h30), uma parte significativa dos filmes da realizadora estará disponível no Canal180.