Redescobertas de jazz com os Re:Fill

por Francisco Espregueira,    8 Junho, 2022
Redescobertas de jazz com os Re:Fill
Capa do disco
PUB

Dando sequência ao prelúdio que incluiu remixes de Ben Hauke, WheelUP e SofaTalk, os Re:Fill apresentam o seu aguardado projecto de estreia, chamado Cycles. Lançado na semana passada pela Cognitiva Records, Cycles introduz-nos à dupla italiana, composta por Gaetano DeCarli e Stefano De Santis, e a uma marca muito própria que explora as interseções entre o jazz e a electrónica. Unindo instintos e sabedoria, o dueto de produtores apresenta uma mistura habilmente trabalhada de polirritmos carregados de sequências imprevisíveis e estruturas melódicas de trato suave, sendo evidente a inventividade e a destreza na descoberta de novos caminhos para a música jazz. Estas texturas compõem com níveis ilegais de groove o projecto Cycles, que contém cinco faixas de originais e três remixes de três dos produtores mais requisitados do momento.

Cycles é consistentemente maravilhoso a desvendar melodias e ritmos pouco convencionais, com cada música a abrir-se de forma orgânica. Há propósito e intenção, agarrando-nos com ambas as mãos durante progressões inesperadas. Bom exemplo disso encontra-se em “Impulse”, com os diferentes graus de densidade a mudar constantemente a perspectiva do ouvinte, criando uma sensação de chamada e resposta. “Intemperance” traz uma linha bem pesada de baixo, serpenteando entre sintetizadores cosmicamente rodopiantes. “Atomism”, “Radiance” e “Stillness” apresentam tons mais leves e menos explosivos, mas com as tais transições a serem, mais uma vez, habilmente conseguidas pelo uso criativo da instrumentação deliciosamente produzida pela dupla italiana. Este Cycles dos Re:Fill é alimento para as almas que buscam redescobrir o jazz no século XXI. Disponível em vinil.

E ainda…

Dois anos após o impressionante Débuts, Nikitch & Kuna Maze expandem a sua sonoridade repleta de combinações subtis de jazz e ritmos urbanos num novo álbum. Back & Forth, lançado pela Tru Thoughts, demonstra uma variedade de influências musicais, que vão do house ao broken beat e do brit-funk ao samba. Disponível em vinil, este é outro brilhante disco de jazz electrónico de mais uma dupla europeia a criar música verdadeiramente original.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados