“Right Now”: a nova exposição virtual da Galeria Underdogs
A Galeria Underdogs, tal como a maioria dos serviços em Portugal, foi obrigada a encerrar portas devido à pandemia da Covid-19. Como a atualidade exige adaptação, a galeria inaugura uma exposição online que irá reunir obras de 32 artistas criadas durante o período de isolamento social.
A Underdogs desafiou a participar no projeto todos os artistas que já marcaram presença na galeria com exposições individuais ou coletivas desde a abertura, em 2013. Right Now é o nome da exposição que irá ficar disponível no site da própria galeria e na plataforma ARTSY desde 15 de maio até 13 de junho. A iniciativa reúne trabalhos de artistas nacionais e internacionais, como Vhils, Tamara Alves, Wasted Rita e Mário Belém.
Os artistas apresentam uma série de trabalhos sobre a realidade atual, utilizando exclusivamente materiais e suportes disponíveis nos locais de isolamento onde se encontravam. O objetivo da exposição parte da procura de “soluções alternativas para contextos expositivos após o fechar de portas da galeria”. Na apresentação do evento no Facebook, a organização refere ainda que “esta exposição virtual oferece uma experiência visual inovadora onde se exploram temáticas que ecoam junto da nossa condição colectiva presente”.
Para além dos vários artistas portugueses, teremos ainda a possibilidade de ver obras dos internacionais Abdel Queta Tavares, Cassio Markowksi, Alex Fakso, Filippo Minelo, Pixel Pancho, Clemens Behr, Ernest Zacharevic, Fuzi, entre outros.
Após o levantamento do Estado de Emergência, o Governo anunciou a possibilidade de reabertura das galerias de arte, bem como museus e palácios, a partir do dia 18 de maio. Embora a Galeria Underdogs ainda não tenha anunciado a data de regresso, mantém as exposições das norte-americanas Swoon e Heather Benjamim marcadas para dia 3 de julho.
Artigo escrito por Madalena Soares e originalmente publicado em Espalha factos.