‘Romance da Última Cruzada’, pela Visões Úteis no TAGV

por Sandra Henriques,    14 Novembro, 2016
‘Romance da Última Cruzada’, pela Visões Úteis no TAGV
PUB

Mas aquilo não era um filme, era a realidade, eram homens a sério numa guerra a sério. E a realidade é muito mais desorganizada do que um filme.

Estreia, na próxima quarta-feira, 16 de Novembro, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, a mais recente produção da companhia de teatro portuense Visões Úteis: “Romance da Última Cruzada“. A peça, com texto e encenação de Ana Vitorino e Carlos Costa, é uma co-produção das Visões Úteis, TAGV e Teatro Municipal de Vila Real.

Nesta cruzada não se busca a verdade histórica ou qualquer tipo de redenção para a (aparentemente) inevitável atração humana pelo conflito.

Com o objetivo de transmitir experiências de guerra e desvendar a verdade sobre um retrato de “um soldado caído em circunstâncias desconhecidas, um homem que parece lançar um apelo dramático a quem pousar nele o olhar” a criação é, segundo a companhia, uma viagem entre testemunhos, registos, ficções e documentos que passam pelo “Manual de Recrutamento do Estado Islâmico“, por romances de cavalaria, por personagens do jogo “Call of Duty” e pelo romance que deu o nome à peça: “The romance of the last crusade : with Allenby to Jerusalem” de Vivian Gilbert – um ator que combateu na 1ª Guerra Mundial e posteriormente se dedicou a representar a sua experiência.

Após a estreia em Coimbra (podes comprar bilhete aqui), estão confirmadas apresentações em  Gaia, no Armazém 22, de 17 a 20 de Novembro, na Casa da Cultura de Setúbal, a 9 de Dezembro, e no Teatro Municipal de Vila Real, a 31 de Março de 2017.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados