RTP2 estreia “Ingmar Bergman – A Vida e Obra do Génio”, documentário de Margarethe von Trotta
A vida e obra do grande mestre do cinema moderno europeu.
A premiada cineasta alemã Margarethe von Trotta observa de perto a vida e obra do realizador sueco Ingmar Bergman e explora o seu legado cinematográfico, através de familiares e colaboradores próximos, à frente e atrás das câmaras, assim como da nova geração de cineastas. Um documentário que nos traz os temas recorrentes dos filmes de Ingmar Bergman e da sua vida, onde viajamos até alguns dos lugares que marcaram a sua conquista criativa, paisagens míticas dos filmes, e percorremos várias etapas da sua carreira na Suécia, França e Alemanha.
Ernst Ingmar Bergman teve a sua estreia no mundo cinematográfico em 1946, com o filme “Kris”, mas o verdadeiro reconhecimento chegou com “O Sétimo Selo”, que venceu o Prémio do Júri no Festival de Cinema de Cannes, em 1957. Filmes como “Em Busca da Verdade” (1961), “Lágrimas e Suspiros” (1972) ou “Fanny e Alexandre” (1982), todos vencedores de Óscares, deram a Bergman o estatuto internacional de grande mestre do cinema moderno europeu. Fundou, com outros cineastas, a Academia Europeia de Cinema e, em 1998, recebeu a Palma de Ouro de carreira no Festival de Cannes.
Acompanhe o documentário “Ingmar Bergman – A Vida e Obra do Génio” na noite de domingo para segunda-feira, de 11 para 12 de julho, pelas 00h56, na RTP2.