RTP2 exibe documentário sobre Ken Loach, um dos mais importantes realizadores britânicos
Entre os vários prémios que já recebeu com o seu trabalho, o realizador Ken Loach ganhou duas Palmas de Ouro com os filmes “Brisa de Mudança” (2006) e “Eu, Daniel Blake” (2016). Às Palmas de Ouro somam-se ainda dois prémios honorários: um no Festival de Veneza, em 1994, e outro no Festival de Berlim, em 2014.
Neste documentário que a RTP2 exibirá a 20 de Outubro, pelas 23h05, de seu nome “Versus: A Vida e os Filmes de Ken Loach”, será traçado “um retrato divertido, provocador e revelador da vida e carreira de Ken Loach“, pode ler-se na sinopse do filme na programação da RTP2. Através deste filme, o realizador, aos 80 anos de idade, “colocou em perspetiva a sua extraordinária carreira de 50 anos“, lê-se ainda na mesma sinopse.
O realismo social e político são os temas centrais do trabalho cinematográfico de Ken Loach. Em 2019, quando questionado numa entrevista se o trabalho precário mantinha os índices de emprego mais altos, o realizador foi incisivo na resposta que deu sobre este tema: “dois terços dos novos empregos na última década são precários. O que gera um aumento brutal das pessoas que necessitam de benefícios sociais, porque os salários não suportam o lado mais básico da vida“. Ainda na mesma entrevista, que tinha como pano de fundo o seu novo filme “Passámos Por Cá”, Ken Loach falou dos trabalhadores e de como estes vivem nesta realidade: “acho que eles [os trabalhadores] sabem que estão a ser explorados, o problema é como é que resistem a isso. Quando estamos na pobreza a nossa força vai toda para a sobrevivência“, afirmou o cineasta.
Neste documentário que a RTP2 exibirá, da autoria de Louise Osmond, serão percorridas quase cinco décadas do trabalho de Ken Loach e serão ouvidos testemunhos de colaboradores, actores e especialistas em cinema. “Versus: A Vida e os Filmes de Ken Loach” revelará ainda acontecimentos da vida pessoal do cineasta e dos seus filmes, tais como: “Terra e Liberdade”, “O Salão de Jimmy”, “Eu, Daniel Blake”, “Os Dois Indomáveis”, “O Espírito de 45” e “Passámos Por Cá”.
É de relembrar ainda que na plataforma da Filmin estão disponíveis os filmes “O Salão de Jimmy”, “Eu, Daniel Blake” e “O Espírito de 45”. No passado mês Agosto chegou, também, ao mercado livreiro português “Diálogo sobre Arte e Política“, um livro editado pela Orfeu Negro que retrata uma conversa, entre Ken Loach e o escritor Édouard Louis, sobre o papel da arte, cinema e literatura nos dias de hoje e qual a sua importância num contexto político global.